Trabalhadores da Linha 4 do metrô Rio finalizaram neste sábado (21) a instalação de trilhos no último trecho escavado pelo Tatuzão, sob o Alto Leblon. Entre a Barra da Tijuca e Ipanema – o chamado eixo olímpico – a nova linha tem trilhos em toda a sua extensão, totalizando 26 quilômetros de trilhos instalados.
Com isso, a execução dos serviços chega a 95% de conclusão. Todas as cinco estações do trecho olímpico (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico) estão em fase final de acabamento e já contam com acessos de passageiros, piso de granito, pastilhas decorativas e painéis artísticos instalados. Construídas de forma a garantir a acessibilidade dos passageiros, as estações terão rampas, elevadores adaptados e escadas rolantes.
Os testes na nova linha metroviária tiveram início em janeiro e ocorrem por fase. As subestações de energia e os sistemas operacionais já estão sendo verificados, como as avaliações de sinalização nos túneis, equipamentos de controle e até a energização das vias. Além das escadas rolantes e elevadores, os sistemas de ventilação e iluminação definitivos também passam por avaliação.
Linha 4 vai transportar 300 mil pessoas por dia
A Linha 4 do Metrô vai unir o Rio, integrar regiões e levar qualidade de vida a milhares de cidadãos. Esta é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, de acordo com a demanda estimada, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. O projeto representa a execução, de uma só vez, da mesma extensão de metrô subterrâneo existente no estado. Este é o maior legado em mobilidade que o Rio de Janeiro ganhará com os Jogos Olímpicos.