O linha 4 do metrô vai realizar sua primeira viagem de testes em fevereiro, afirmou o secretário estadual de transportes, Carlos Roberto Osório, nesta quinta-feira (3). A operação experimental será realizada entre as estações General Osório e Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na Zona Sul. A previsão da entrega total da obra, que liga o bairro até a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, é 1º de julho de 2016.
O secretário e o governador Luiz Fernando Pezão visitaram as obras da linha 4 na altura da estação Antero de Quental, no Leblon, nesta quinta. Segundo Osorio, o tatuzão, equipamento utilizado para escavar o túnel do metrô, sairá da estação Antero de Quental, no Leblon, ainda em dezembro. Ele vai escavar 300 metros em areia até a Rua Visconde de Albuquerque, no Leblon, e 400, em rocha, até São Conrado. Neste ponto, o túnel de explosões subterrâneas feito desde a Barra vai se encontrar com o escavado pelo tatuzão.
“Nós estamos instalando trilhos, energia logo atrás do trabalho do tatuzão. A gente não está esperando o tatuzão acabar de escavar para fazer isso”, explicou Osório.
Nos próximos dias, Pezão e Osório também farão vistoria na Ponte Estaiada da Barra da Tijuca, por onde a linha 4 também vai passar.