Em vez de avançar para o Recreio, a expansão da Linha 4 do metrô pode tomar o rumo de Jacarepaguá. Ou seja, do Jardim Oceânico seguiria pela Avenida das Américas até o Terminal Alvorada, na Barra, pegando a Avenida Ayrton Senna. A informação é do subsecretário de Projetos Estratégicos do município, André Marques. Segundo ele, o traçado vai depender de estudos de demanda e da estimativa de quanto poderia ser arrecadado com a venda de Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs).
ESTAÇÃO GÁVEA ESTÁ PARADA
O governo do estado e a prefeitura querem viabilizar o projeto de prolongamento da Linha 4 sem custos para o setor público, por meio de Cepacs. A operação prevê a criação de um fundo com recursos da venda desses certificados, que dariam direito de construção na Ayrton Senna e na Américas, acima do gabarito. Mas a proposta tem opositores. Luiz Afonso Senna, professor da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, não vê sentido na implantação de metrô onde há BRT, que tem a mesma função:
— Falta é planejamento de transporte. Mais importante seria concluir a Estação Gávea.
Secretário estadual de Transportes, Rodrigo Vieira afirma que são situações diferentes e, no caso da Gávea, é preciso resolver pendências com o Tribunal de Contas do Estado. Em novembro, o órgão reprovou as contas da Linha 4, com base numa auditoria de seu corpo técnico. Segundo Marques, não há estudos sobre o uso de Cepacs para concluir as obras na Gávea.