Linha 4-Amarela completa quatro anos de operação plena

A ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, completa quatro anos de operação comercial plena em 16 de outubro de 2011. Desde então, foram transportados 725 milhões de passageiros, ou seja, três vezes e meia a população brasileira, que é de 204 milhões. A cada dia útil, 700 mil usuários trafegam pela linha.

Os 14 trens da primeira linha de metrô totalmente automatizada da América Latina já realizaram 872 mil viagens, o que corresponde a mais de 8,5 milhões de quilômetros, o equivalente a ir 22 vezes até a lua.

A ViaQuatro é a primeira Parceria Público-Privada (PPP) do Brasil. O contrato de concessão prevê investimentos da ordem de US$ 2 bilhões em 30 anos de concessão. Até o momento, já foram investidos US$ 450 milhões.

Em média, 99,5% das viagens programadas foram realizadas, desde que a operação comercial plena foi iniciada. Para se ter uma ideia, as portas dos trens e plataformas já se abriram e fecharam 137 milhões de vezes. Outro indicador de eficiência da operação da Linha é representado pela disponibilidade dos trens, que ficou em 99,93% nos últimos quatro anos.

“Esses dados indicam que o modelo de gestão adotado pela ViaQuatro resulta em excelência operacional e satisfação dos usuários em relação aos serviços prestados”, afirma Harald Zwetkoff, presidente da concessionária.

Entre outras atividades, as comemorações do aniversário da operação incluem três exposições e apresentações musicais nas estações da linha.

Interconexão urbana

As estações campeãs de entradas de passageiros são Paulista, por onde desde outubro de 2011 já passaram 164,7 milhões de usuários; Pinheiros, com 147,5 milhões; e Luz, com 140,7 milhões. A característica em comum entre as campeãs de fluxo é a conexão com o restante da malha metroferroviária.

“Contribuimos efetivamente para a interconexão com outros meios de transportes, já que quatro das sete estações estão ligadas com outras linhas do Metrô e da CPTM, além de terminais de ônibus. Muitas cidades do mundo utilizam a interconexão para melhorar a mobilidade urbana”, completa Harald.

Reconhecimento

O reconhecimento é outra conquista nesses quatro anos, tanto por usuários como pelo mercado. A comprovação vem dos números de atendimento da Ouvidoria da ViaQuatro: das 1.454 manifestações recebidas em média por mês, em 2015, apenas 59 referem-se a reclamações. Esse número representa 0,0003% dos cerca de 16,5 milhões de passageiros transportados mensalmente.

Neste ano, a ouvidoria da ViaQuatro foi considerada uma das 10 melhores do Brasil, ao conquistar o Prêmio Ouvidorias Brasil, uma iniciativa da Abrarec (Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente), em parceria com a ABO (Associação Brasileira de Ouvidores).

A Linha 4-Amarela também foi a única do setor de transporte a ser escolhida entre os melhores projetos de PPP da América Latina e Caribe pelo IFC (Internacional Finance Corporation), entidade financeira ligada ao Banco Mundial.

Espaço de modernidade

A Linha 4-Amarela consolida-se como opção diferenciada de mídia publicitária, oferecendo alternativas inovadoras de comunicação em ambiente moderno. Em setembro deste ano, disponibilizou ao mercado brasileiro de mídia publicitária, pela primeira vez na América Latina, o sistema de publicidade in tunnel, que transmite vídeos por meio de painéis de LED. Na publicidade in tunnel, as janelas dos trens transformam-se em uma espécie de tela de TV, exibindo filmetes em alta definição, com mensagens de anunciantes.

Os 1.100 monitores de TV das sete estações, trens e plataformas em diversos formatos completam o perfil inovador da Linha ao proporcionar entretenimento, informação e prestação de serviço. Representam também uma das principais ferramentas para difusão de campanhas de orientação e de cidadania. A observação diária do comportamento do passageiro pela equipe de operação permite identificar atitudes que motivam os temas dessas campanhas, como a destinação correta dos resíduos de goma de mascar e o uso adequado do celular para prevenir acidentes.

O bem-sucedido modelo de gestão do negócio da ViaQuatro, a filosofia de atendimento, a tecnologia inovadora, os indicadores de eficiência e de produtividade da empresa – têm tornado a concessionária referência internacional, resultando na visita de diversas delegações do exterior, a exemplo dos Estados Unidos, Holanda, Turquia, França, Índia, Chile e Peru, interessadas em conhecer a bem-estruturada atuação da concessionária.

A VIAQUATRO EM NÚMEROS

725 milhões

Foi o total de passageiros transportados no período de operação comercial, o equivalente a 3,5 vezes a população do Brasil ou metade da população da China.

872 mil

Foi o número de viagens feitas durante os quatro anos de operação comercial, o que representa 99,5% das viagens programadas no período.

8,5 milhões

Foi a distância em quilômetros percorrida pelos trens da ViaQuatro desde outubro de 2001.

136,8 milhões

Foi o número de vezes que as portas dos trens e das plataformas da Linha 4-Amarela foram acionadas com aberturas e fechamentos.

164,7 milhões

Foi o número de passageiros que passou pela Estação Paulista desde outubro de 2011.

147,5 milhões

Foi o número de passageiros que passou pela Estação Pinheiros desde outubro de 2011.

140,7 milhões

Foi o número de passageiros que passou pela Estação Luz desde outubro de 2011.

14/10/2015 – ViaQuatro