Segundo governador, existem alternativas para a ligação que ainda serão anunciadas
Em agenda pública nesta terça-feira, 15 de janeiro de 2019, durante a inauguração de uma unidade da rede “Bom Prato”, de alimentação popular, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, o governador de São Paulo, João Doria, garantiu que a linha 18-Bronze vai ser implementada ainda em sua gestão.
Projetada como monotrilho, a linha 18 deve ligar São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul até a estação Tamanduateí, da linha 2-Verde do Metrô e 10-Turquesa da CPTM, na capital. As obras deveriam ter sido concluídas entre 2014 e 2015. O modal foi apontado, em 2009, como alternativa de baixo custo em comparação ao metrô.
Entretanto, depois de atrasos e pelas complexidades técnicas para a implantação, os monotrilhos estão ficando cada vez mais caros e os custos por quilômetro têm se aproximado de uma linha de metrô, apesar de a capacidade ser bem menor.
Segundo Doria, o governo do Estado realiza estudos para definir o melhor formato e aí sim, retomar os planos para a ligação prevista. O governador não descarta um novo projeto.
“Essa linha 18 será implementada. Estamos estudando qual o melhor formato, mas obra parada não vai existir em nosso governo. O próprio projeto pode mudar para uma viabilização com recursos privados”. – disse Doria.
O governador disse que não haverá dinheiro público para obras de transporte coletivo e insistiu nos modelos de PPPs – Parcerias Público Privadas.
A linha 18 é uma PPP, mas a falta de recursos para o governo estadual financiar as desapropriações necessárias para a instalação das estações e das vigas dos elevados do sistema de trens com pneus atualmente é o maior entrave para o monotrilho.
O cálculo do Governo do Estado é que sejam necessários para desapropriação, US$ 182,7 milhões – o equivalente a R$ 680 milhões pela cotação da tarde desta terça-feira, 15 de janeiro de 2019.
Doria disse ainda que em breve serão anunciadas alternativas para a implantação da ligação da linha 18.
“Quero deixar claro que não haverá dinheiro público para o transporte coletivo. Todas as nossas ações serão feitas através de PPP – Parcerias Público Privadas. Nós estamos estudando qual a melhor das alternativas, mas há alternativas. Estamos cientes de que há e oportunamente vamos anunciar.”
O governador disse que não haverá dinheiro público para obras de transporte coletivo e insistiu nos modelos de PPPs – Parcerias Público Privadas.
A linha 18 é uma PPP, mas a falta de recursos para o governo estadual financiar as desapropriações necessárias para a instalação das estações e das vigas dos elevados do sistema de trens com pneus atualmente é o maior entrave para o monotrilho.
O cálculo do Governo do Estado é que sejam necessários para desapropriação, US$ 182,7 milhões – o equivalente a R$ 680 milhões pela cotação da tarde desta terça-feira, 15 de janeiro de 2019.
Doria disse ainda que em breve serão anunciadas alternativas para a implantação da ligação da linha 18.
“Quero deixar claro que não haverá dinheiro público para o transporte coletivo. Todas as nossas ações serão feitas através de PPP – Parcerias Público Privadas. Nós estamos estudando qual a melhor das alternativas, mas há alternativas. Estamos cientes de que há e oportunamente vamos anunciar.”