Obras fazem parte do PAC Mobilidade e incluem rebaixamento de trecho da Avenida Higino Cunha e duplicação de trecho de 13 km já existente, além de melhorias na ferrovia.
06/07/2024 – g1 PI
O governo do estado fará contratação de R$ 100 milhões em crédito com a Caixa Econômica Federal (CEF) para ampliação do VLT de Teresina. A autorização foi sancionada por meio da lei Nº 8.432, publicada no Diário Oficial de quinta (4). A ordem de serviço das obras foi assinada em março e o valor total é de R$ 193 milhões.
Conforme o governo, o metrô de Teresina já passa por obras de melhoramento com a primeira fase de reformas, como duplicação dos 13,5 km da atual linha, a reforma das estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé.
Está incluído ainda o rebaixamento da passagem na Avenida Higino Cunha, a reforma da oficina de manutenção, além da construção do centro de controle de operação para o monitoramento em tempo real.
O projeto faz parte do Programa Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável – Renovação de Frota, do Ministério das Cidades, e visa melhorar e expandir o sistema metropolitano da capital.
Em entrevista de junho de 2024, Wilson Martins, presidente da Companhia Ferroviária e Logística do Piauí (CFLP), declarou que os VLTs, com quase oito anos de uso, necessitam de manutenção constante. De acordo com o presidente, são três VLTs, cada um com três carros, e que a oficina funciona 24 horas por dia em sistema de plantão para sempre ter veículos disponíveis.
Problemas