Aos 12 anos, Christian Santos sonha em ser operador de trem no sistema metroferroviário
A última quarta-feira, 22 de dezembro, ficou marcada para o jovem Christian Santos, de 12 anos, como o dia em que ganhou o presente de Natal que mais desejava: fazer uma viagem de trem dentro da cabine do operador. Em um pequeno trecho, entre a estação e o pátio Capão Redondo, o menino pôde ver como é feita a condução da composição – manualmente e de forma remota, além de conhecer o Centro de Controle Operacional (CCO) da Linha 5-Lilás.
Recebido por uma equipe de colaboradores da ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás, Chris, como é chamado carinhosamente por todos, não escondia o entusiasmo. Comunicativo, olhos espertos e cheio de curiosidade, fez diversas perguntas sobre o universo metroferroviário, tema que demonstrou ter grande conhecimento.
A jornada de Christian começou na Estação Capão Redondo. Um trem fora de operação e com destino ao pátio de manobras aguardava o menino para, enfim, concretizar o que sonhava há tempos: ter a experiência da viagem pelos olhos do operador de trem. A restrição de mobilidade do garoto por conta de uma condição de saúde ainda não diagnosticada, e que o obriga a usar muletas como apoio, não foi um impeditivo para que ele pudesse explorar e se encantar com o CCO, o cérebro da Linha 5-Lilás, onde, enfim, esclareceu diversas dúvidas.
A paixão por trens e afins é tão antiga e enraizada no jovem que quando perguntado quando começou esse interesse, a resposta surge sem titubear com um “desde que nasci”. Percepção compartilhada pela mãe que viu o filho demonstrar cada vez mais atenção pelo assunto sem qualquer incentivo direto para isso.
Com a dedicação nutrida ao longo dos anos e a facilidade de se relacionar, um vínculo de amizade foi criado entre Chris e a Agente de Atendimento e Segurança (AAS) Denise Tavares, uma das responsáveis para que a visita acontecesse.
Para Katiane essa foi uma oportunidade única: “Não imaginei que ele fosse conseguir, para mim era um sonho de criança. Poder conhecer todos esses detalhes que a gente acaba não vendo no dia a dia deixou ele em êxtase e não tem nada melhor do que ver seu filho sorrindo”, diz. Para a colaboradora Denise, que acompanhou toda visita, a experiência também foi gratificante: “O que para nós já é uma rotina e não tem segredo, quando participamos desses momentos é que percebemos como é importante o nosso trabalho”, comenta.
Enquanto vai trilhando a rota para a realização dos próximos sonhos, que vão de ser operador de trem a ter a própria linha metroferroviária, Chris guarda um novo pedido ao Papai Noel para este ano: “queria poder voltar no tempo para o dia da visita e fazer tudo de novo”, finaliza.
23/12/2021 – ViaMobilidade