O Diretor de Desenvolvimento da ANPTrilhos e Presidente da CTB, José Eduardo Ribeiro Copello, recebeu nesta 4ª feira (28/02), em Brasília, a Ordem de Mérito do Transporte Brasileiro – Medalha JK, na categoria Grande Oficial. A honraria é concedida pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), que instituiu a Medalha JK em 1991.
Presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) desde 2014, José Eduardo Copello tem mais de 30 anos de experiência profissional, sendo dois terços deles na iniciativa privada e os demais no setor público, exercendo cargos de liderança para a formação de políticas públicas nas áreas de transporte e mobilidade urbana.
O engenheiro é um dos principais responsáveis pelo acelerado desenvolvimento da rede de mobilidade urbana em Salvador. Ele atuou no desenvolvimento da modelagem da concessão do Metrô de Salvador e da implantação do VLT, que substituirá o atual sistema do Trem de Subúrbio da capital baiana.
“A Medalha JK é um reconhecimento do trabalho que está sendo feito nos últimos 8 anos no Estado da Bahia na área de mobilidade urbana, especialmente com a alavancagem do sistema metroferroviário, com o Metrô de Salvador, o Veículo Leve sobre Trilhos e outros componentes da mobilidade que compõem o modelo de gestão com integração intermodal, integração física e tarifária. Estou representando um grande time que compõe esse trabalho, tanto na área pública quanto na privada, e esperamos continuar elevando o nível de participação do transporte metroferroviário na Bahia, tornando a capital do Estado um modelo de mobilidade urbana para o Brasil”, destacou José Eduardo Copello durante a cerimônia de entrega da Medalha JK.
O presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores; a Superintendente da Associação, Roberta Marchesi; o Conselheiro da ANPTrilhos, Rodrigo Vilaça; e o Relações Institucionais da CCR Metrô Bahia, Álvaro Lemos Britto, prestigiaram a homenagem ao Presidente da CTB.