Jaboatão dos Guararapes, lançou, nesta quarta-feira (30), o Vale Eletrônico Municipal, denominado VEM Jaboatão. O VEM será implantado no Sistema Municipal de Transporte Coletivo e irá permitir a integração tarifária com o metrô. O anúncio foi feito em solenidade pelo prefeito da cidade Anderson Ferreira (PL).
“Jaboatão passa a ser a primeira cidade do estado a contar com bilhetagem eletrônica no sistema complementar, responsável pelo transporte mensal de cerca de 2,5 milhões de passageiros”, disse a prefeitura. Durante a solenidade, realizada no Complexo Administrativo da prefeitura, foi firmado convênio com o Banco do Nordeste (BNB) para abertura de linhas de crédito visando a renovação da frota de micro-ônibus.
O Vem Jaboatão integra um grupo de ferramentas do novo formato de bilhetagem eletrônica. De acordo com o município, o objetivo é garantir melhoria nas condições de mobilidade e qualidade na prestação do serviço, tendo em vista que o acesso às informações será disponibilizado em tempo real.
Durante a cerimônia de lançamento do VEM Jaboatão, foi pactuado um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura do Jaboatão e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para o compartilhamento do cartão entre os dois modais. Dessa forma, o usuário do sistema passa a contar com a possibilidade de se deslocar para outros municípios da Região Metropolitana pagando apenas uma única tarifa.
“Iniciativas como essas facilitam a vida dos usuários do transporte complementar. Por isso quero agradecer por confiarem que poderíamos garantir um transporte público com mais qualidade. Teremos um sistema moderno, transparente e que permitirá ao morador do Jaboatão circular no município, e até em outras cidades, a baixo custo”, disse o gestor municipal Anderson Ferreira.
“Quase 50% da nossa malha ferroviária está em Jaboatão. E a demanda de usuários do município representa 20% do total de passageiros que transportamos. Por isso a importância da implantação do sistema de bilhetagem eletrônica”, complementou o superintendente da CBTU, Carlos Ferreira.
O município informou que atualmente conta com 284 veículos cadastrados no sistema complementar de transporte. A previsão é de que o sistema seja implantado até outubro deste ano.
30/06/2021 – Diário de Pernambuco