Inaugurado novo Centro de Controle Operacional do metrô de Salvador

Novo Centro de Controle Operacional (CCO) do metrô de Salvador
Novo Centro de Controle Operacional (CCO) do metrô de Salvador

O metrô de Salvador comemorou dois anos de operação com a visita do governador Rui Costa, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, do presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello, além da imprensa e convidados, nesta terça-feira (14), no Pátio Pirajá. Na ocasião, foi inaugurado o novo Centro de Controle Operacional (CCO), considerado o cérebro do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.

O CCO centraliza todas as informações relacionadas ao funcionamento e operação do metrô. Até final de maio, o CCO funcionava em uma sala da Estação Acesso Norte, com 12 telas que monitoravam a Linha 1. A mudança foi necessária para atender a implantação da Linha 2.

O novo CCO é constituído por um videowall formado por 44 telas LCD de 55 polegadas controladas por um gerenciador de imagens com 44 saídas gráficas. A partir dele, é possível monitorar as cerca de 800 câmeras distribuídas pelo sistema metroviário, assim como verificar questões operacionais dos trens. O Sistema é informatizado de circuito fechado de TV, com imagens coloridas, concebido para operar em regime de 24 horas por dia, sete dias por semana continuamente, capaz de gravar, exibir, recuperar e processar as imagens obtidas a partir das câmeras de vídeo. “O novo Centro é mais um passo dado no processo de transformação da mobilidade urbana da capital baiana. Hoje, podemos dizer que a cidade vive uma nova realidade em relação ao transporte público e continuaremos trabalhando para melhorar a vida das pessoas que vivem em Salvador”, comentou o governador Rui Costa.

Pátio Pirajá

Complexo de edificações que sedia a CCR Metrô Bahia, o Pátio Pirajá reúne, além do CCO, o complexo de manutenção dos trens e demais áreas da concessionária, reunidas em um só lugar, visando ganho de qualidade e produtividade para a concessionária. “O pátio oferece todas as condições necessárias para a CCR Metrô Bahia seguir no caminho da excelência na prestação de serviços para a população de Salvador e Lauro de Freitas, oferecendo um transporte eficiente e moderno”, afirmou o diretor-presidente da CCR, Luis Valença.

A construção do Pátio Pirajá teve a sustentabilidade como guia desde o seu início, o que resultou no reaproveitamento dos resíduos gerados durante as obras. A preocupação está em vários pontos do pátio, que utiliza lâmpadas LED para a iluminação interna e externa e conta uma central de armazenamento de resíduos.

Outros destaques da CCR Metrô Bahia no uso racional de recursos naturais são a estação de tratamento de esgoto, caixa separadora de água e óleo, sistema de aproveitamento de água da chuva e a máquina de lavar trens, que recupera, trata e reutiliza até 95% da água usada na operação de lavagem, que estão em implantação.

Integração

Com cerca de 16 milhões de passageiros transportados em 90 mil viagens desde o início da operação, em 11 de junho de 2014, na véspera da Copa do Mundo, o metrô tem capacidade atual de 200 mil usuários/dia. A média diária registrada atualmente é de 25 mil passageiros, mas esse número deve aumentar com a expansão da integração do metrô com os ônibus urbanos e metropolitanos.

Atualmente, 11 linhas metropolitanas e 37 linhas urbanas estão integradas ao metrô, possibilitando que milhares de pessoas vindas de diferentes municípios da Região Metropolitana e bairros de Salvador possam se beneficiar de um transporte rápido, seguro e confortável, ganhando qualidade de vida. Para percorrer o trajeto de metrô, entre as estações Pirajá e Lapa, são necessários apenas 17 minutos, pelo menos metade do tempo necessário para fazer o mesmo percurso de ônibus ou de carro.

Obras da Linha 2 do metrô

As obras de implantação da Linha 2, que ligará a região da Rótula do Abacaxi ao Aeroporto de Salvador, seguem aceleradas. Atualmente, 11 das 12 estações da Linha 2 até o Aeroporto estão em construção e o novo viaduto 2 de Julho (na região do Aeroporto), por onde o trem irá circular, já recebe as fundações.

Com 35% das obras feitas, a previsão de conclusão da Linha 2 é em 2017, com a entrega da Estação Aeroporto. Até final de julho desse ano, o primeiro trecho, ligando as estações Acesso Norte e Detran, já deve estar concluído, e até o final de 2016 serão concluídas as obras das estações na Paralela e praticamente toda a via permanente (trilhos). “Isso mostra o ritmo acelerado das obras e que o cronograma será cumprido dentro do que foi estabelecido”, destacou o secretário Carlos Martins.

14/06/2016 – Secom/GOVBA