Implementação do Sistema Aeromóvel é debatida em Canoas

maior_seminario_aeromovel_gustavo_garbino_4-500pxA implantação do Sistema Aeromóvel de Canoas, cuja primeira etapa já foi iniciada, ganhou nesta terça-feira (9) um encontro entre as empresas, administração pública e entidades diretamente ligadas ao projeto. O I Seminário da Cadeia Produtiva do Aeromóvel foi promovido em parceria pela Prefeitura Municipal de Canoas, Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e a Aeromóvel do Brasil S/A.

Sob a coordenação do prefeito de Canoas Jairo Jorge, e do representante do CAF no Brasil, o boliviano Victor Rico, o seminário trouxe, como principal objetivo, a aproximação dos fornecedores de produtos e serviços relacionados com a tecnologia.

“Os problemas de transporte no mundo sempre foram superados com inovação. O Aeromóvel não só permitirá resolver os problemas de fluxo, mas fazê-lo de forma sustentável. É um projeto muito entusiasmante e que pode revolucionar o transporte público. E com uma tecnologia construída no Brasil o que, para o CAF, é muito significativo. Nós estamos muito comprometidos com esse projeto e ficaremos ao lado da Prefeitura para a sua conclusão” destacou Rico.

Às vésperas de completar três anos de funcionamento no trajeto do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o modal foi apresentado por Marcos Coester, representando a Aeromóvel do Brasil S/A, que detalhou o seu funcionamento e principais características. Também apresentou os parceiros no projeto, empresas como Marcopolo, Randon, Siemens, Somax, IAT Pandrol, Metalwork , Thoss e Omnitec. O representante da Marcopolo, por exemplo, detalhou a carroceria do modal, que terá capacidade para 284 passageiros, com oito portas, espaço para pessoas com deficiências.“Estamos na fase conceitual, naquilo que exatamente se refere ao uso do passageiro, de poltronas, materiais mais leves, cores, texturas. Em breve, já teremos em mãos um protótipo em escala real para melhor avaliação”, comentou Petras Santos, da Marcopolo.
Sustentabilidade

O coordenador da empresa WRI Cidade Sustentáveis, Henrique Evers, abordou

as dimensões de sustentabilidade existentes no projeto. Com o aeromóvel, a probabilidade de redução da frota de veículos contribuirá para a diminuição de até 50% de poluentes nocivos à população. Além do sistema de mobilidade urbana e de sustentabilidade, foram apresentados o cronograma de obras e prazos para execução.

O Seminário ainda contou com as presenças do secretário municipal da Fazenda, Marcos Bósio, coordenador do Comitê Gestor do Aeromóvel; do secretário municipal de Transporte e Mobilidade de Canoas, Luis Carlos Bertotto; do engenheiro Maurício Rocha, secretário do Escritório de Engenharia e Arquitetura de Canoas, que acompanha as obras do Aeromóvel; e de Antonio Lindau, coordenador da WRI Cidades Sustentáveis.

Nesta segunda-feira (8), o prefeito Jairo Jorge recebeu a visita do vice-presidente da Siemens para a América Latina, Renato Buselli, que veio conhecer o projeto do aeromóvel. Buselli considerou o projeto inovador. “Esse novo modal de transportes está alinhado às nossas diretrizes e podemos complementá-lo, hoje, às tecnologias elétrica e de automação, garantindo a segurança e o tempo do trajeto do trem (dentro do horário e sem interrupção). Outro fator destacado pelo representante da Siemens é a implantação da estrutura do sistema do aeromóvel que não precisa de desapropriação, não afeta o trânsito e não prejudica a vida urbana. “Esse projeto, com certeza, vai internacionalizar ainda mais o município”.

Modelo para outros países

O Sistema Aeromóvel de Canoas tem despertado a atenção de cidades, não só do Rio Grande do Sul e do Brasil como de outros países. Canoas já recebeu comitivas de Rionegro (Colômbia), de Jacarta (Indonésia), onde querem expandir a linha existente, transformando-a em transporte de massa, da África do Sul e da cidade de Medellín (Colômbia).

O coordenador executivo do Sistema Aeromóvel de Canoas e secretário municipal da Fazenda, Marcos Bósio, já esteve em Lima, no Peru, e, recentemente, foi apresentar o modelo para as cidades serranas de Gramado e Canela. Campinas, Manaus e Curitiba também já conheceram o projeto. Em 2015, o prefeito Jairo Jorge e diretores da Aeromovel Brasil S.A. receberam especialistas da empresa JAI, de San Jose, na Califórnia (EUA), líder em soluções inovadoras em transporte, que conheceram detalhes do projeto de Canoas.

O Sistema Aeromóvel de Canoas

*18 km de extensão * 27 estações * 12 mil passageiros/hora no pico e 82 mil passageiros/dia
* Linha Leste/Oeste: ligação dos Bairros Guajuviras e Mathias Velho, integrando com o trem metropolitano (Trensurb)
*Linha Norte/Centro: ligação do complexo Hospitalar e Educacional da Ulbra com o centro da cidade, integrando com a Linha Leste/Oeste na estação Farroupilha.

Primeiro trecho

O novo modal de transporte em Canoas, que ligará os bairros Mathias Velho e Guajuviras nesta primeira etapa, já começa a tomar forma no bairro Guajuviras. O primeiro trecho da Linha Leste/Oeste está em execução. São 4,7 km de traçado e 7 estações, com início na Estação Mathias Velho do Trensurb, seguindo no sentido leste em direção ao Bairro Guajuviras pela Avenida Boqueirão, finalizando na Avenida 17 de Abril até a Estação Brigada. O investimento neste trecho é de R$ 272 milhões do PAC Mobilidade Médias Cidades, com contrapartida municipal de R$ 15 milhões, dos quais parte integra o Programa Canoas para Todos, financiado pelo CAF.

Foto: Gustavo Garbino

11/08/2016 – Prefeitura de Canoas