Guararema também tem locomotiva

O trajeto não é longo, pouco mais de seis quilômetros, mas só de entrar numa locomotiva fabricada nos Estados Unidos em 1927, a 353, já faz valer a pena. É o passeio Trem de Guararema, que vai da estação central da cidade,que data de 1891 e foi restaurada, e chega à Vila Luis Carlos, construída em 1914 e que também passou por restauro.

O trajeto, novo em folha, foi inaugurado em outubro e é operado pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). Ao longo do caminho, mata é cenário para diversas fotos e relaxar a cabeça. Além disso, a Vila de Luis Carlos remete ao passado, com sua arquitetura de estilo colonial e muito charme. Isso sem contar nas opções gastronômicas que o local oferece. Bares e cafés também ilustram o espaço.

Ponto que merece ser visitado no local é a Igreja de São Lourenço, construída em 1906. Assim como toda a vila, o espaço também passou por restauro e teve as paredes pintadas na sua cor original, azul.

Máquina que trabalhou da década de 1920 até os anos 1960, a locomotiva é conhecida popularmente como ‘Velha Senhora’ e tem o título de a ‘maior locomotiva a vapor em operação no Brasil’.

A máquina puxa três carros britânicos de madeira para acomodar os passageiros. Um que data de 1896, e outros dois de 1937. Todos foram restaurados em 2012.

As viagens ocorrem as sextas, sábados, domingos e feriados. São duas opções de horário. Uma partida às 10h, chegando de volta às 12h30. A outra, às 15h, com retorno programado para 17h30. Os bilhetes custam R$ 50 e podem ser reservados no site www.tremdeguararema.com.br. O valor dá direito a levar uma criança de até 5 anos que não ocupe assento.

CAMPINAS

E que tal um giro pelos antigos trilhos da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro? A locomotiva Alco CP 905, de 1958, leva os visitantes para interessante passeio de Campinas para Jaguariuna com direito a conversas com instrutores para falar da história da Mogiana, maria-fumaça, fazendas e as estações de trem. O valor é de R$ 90 e o passeio dura três horas e meia. Outras informações podem ser vistas no site www.mariafumacacampinas.com.br.

19/11/2015 – Diário do Grande ABC