Comporte e CRRC vencem o leilão do Trem Intercidades São Paulo – Campinas

O Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, composto pela Comporte Participações e a chinesa CRRC Hong Kong, foi vencedor do leilão de concessão da Parceria Público-Privada (PPP) do Trem Intercidades São Paulo – Campinas (TIC Eixo Norte), realizado hoje (29/02), na B3, em São Paulo (SP). O consórcio foi o único a apresentar proposta.

O edital estabeleceu o valor máximo de contraprestação de R$ 8,06 bilhões e aporte do Governo de São Paulo de R$ 8,98 bilhões. O desconto apresentado pelo consórcio foi de 0,01%.

O consórcio será responsável pela operação, manutenção, modernização e exploração das receitas geradas por 30 anos pelo transporte ferroviário de passageiros entre São Paulo e Campinas. O investimento estimado é de R$ 14,2 bilhões.

“O TIC Norte, São Paulo-Campinas, é uma oportunidade que temos de fazer o resgate do transporte regional de passageiros que, praticamente, foi abandonado no Brasil depois dos anos 60-70. É uma linha que tem viabilidade e servirá de paradigma para que outras sejam construídas”, explica Joubert Flores, Presidente do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

Segundo o Governo do Estado de São Paulo, a implementação TIC vai possibilitar o transporte de quase 550 mil pessoas por dia no primeiro ano de operação completa do empreendimento. O empreendimento contempla o trem expresso, que ligará a capital paulista a Campinas, com uma parada em Jundiaí; e o Trem Intermetropolitano (TIM) entre Jundiaí e Campinas, que vai passar pelas cidades de Louveira, Vinhedo e Valinhos. Serão 101 km de extensão.

O serviço expresso vai funcionar entre a estação Palmeiras-Barra Funda, na capital, e um novo terminal ferroviário em Campinas, com uma parada curta em Jundiaí e 64 minutos de viagem. O Trem Intercidades Eixo Norte terá capacidade para transportar até 860 passageiros por viagem e será o mais rápido do Brasil, alcançando até 140 km/h.

Já o Trem Intermetropolitano será um serviço parador com estações em Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. Com operação prevista de sete novos trens, o percurso será de 44 km e tempo de deslocamento estimado de 33 minutos. O serviço parador terá velocidade média prevista de 80 km/h, com capacidade para transportar 2.048 passageiros em cada trem.

Além disso, o consórcio vencedor do leilão também será responsável pela Linha 7-Rubi, hoje operada pela Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM), ligando a estação Barra Funda a Jundiaí, com 17 estações. A previsão do governo é que, em 2031, os três modelos estejam em operação simultaneamente, com previsão de transportar mais de meio milhão de pessoas.

Existe a projeção que a demanda aumente ao longo dos anos, com previsão, em 2035, de 564 mil passageiros transportados diariamente; chegando a 672 mil em 2050.

Além da circulação de pessoas, o TIC proporcionará geração de empregos e desenvolvimento em torno das estações, com a valorização imobiliária e atração de investimentos. Também ajudará na redução de veículos nas rodovias, proporcionando menos trânsito e maior rapidez no percurso.

Em relação às tarifas, o edital de concessão prevê valor médio de R$ 50 ou menos para o serviço expresso entre São Paulo e Campinas e de R$ 14,05 para o serviço parador intermetropolitano. Já o bilhete da Linha 7-Rubi seguirá a tarifa pública, atualmente de R$ 5. Os aprimoramentos garantem receita mínima para a operação do Trem Intercidades e tornam o modal mais competitivo, com modicidade tarifária para os usuários de cada um dos três serviços.

O leilão foi transmitido pelo canal da B3 no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=43wXbZkjUDI

 

Com informações do Governo do Estado de São Paulo

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