O Governo Federal disponibilizou R$ 2,8 bilhões para viabilizar a construção da Linha 2 e modernização e ampliação da Linha 1 do Metrô de Belo Horizonte (MG), operadora pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A formalização do recurso federal foi realizada com a sanção do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 15/2021 pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em evento na capital mineira no dia 30 de setembro. No mesmo dia, foi feita a publicação no Diário Oficial da União.

Além do recurso Federal, o Governo de Minas vai investir outros R$ 428 milhões. O investimento total é estimado em R$ 3,7 bilhões e serão complementados pela iniciativa privada, que terá o direito de explorar os serviços.

Para o Ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, a ampliação do metrô da capital mineira vai significar mais qualidade de vida e menos tempo gasto nos deslocamentos para cerca de 210 mil pessoas que utilizam o sistema de transporte sobre trilhos diariamente, além de outras 50 mil que passarão a utilizar o transporte por meio da Linha 2.

De acordo com o MDR, o investimento federal é fruto de um acordo alinhado entre os Ministérios do Desenvolvimento Regional, da Infraestrutura (MInfra) e da Economia (ME) com o Governo do Estado de Minas Gerais em agosto. O aporte da União será feito por meio da capitalização da Veículo de Desestatização MG (VDMG), empresa que será criada exclusivamente para o processo de desestatização da filial mineira da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que é vinculada ao MDR. A empresa teve a desestatização qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

A elaboração dos estudos necessários ao processo de desestatização e concessão da CBTU em Belo Horizonte está sendo conduzida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A Linha 1 do metrô de Belo Horizonte liga Contagem, na Região Metropolitana, à capital mineira. São 28,1 km e 19 estações. As intervenções previstas após a concessão envolvem reforma de estações, compra de trens novos equipados com ar-condicionado e diversas atualizações tecnológicas, resultando em melhoria da qualidade do serviço prestado à população, mais conforto, acessibilidade, segurança e maior regularidade nas viagens. Adicionalmente, a Linha 1 será ampliada até a Estação Novo Eldorado, em Contagem, agregando aproximadamente 1 km à extensão atual.

Já a Linha 2 deverá ser construída para ligar o Bairro Calafate à região do Barreiro, ambos em Belo Horizonte. Ela terá aproximadamente 10 km e sete estações, conectando o Barreiro à Linha 1 na estação Nova Suíça.

Estima-se que, como resultado da parceria entre União, o estado de Minas Gerais e a iniciativa privada, as duas linhas transportem diariamente até 260 mil passageiros. A previsão é que o edital para a concessão das linhas seja divulgado no início do próximo ano.

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