O Governo Federal e a GRU Airport, concessionária do Aeroporto de Guarulhos, assinaram hoje (08/09) o termo aditivo ao contrato de concessão que inclui a obrigatoriedade de a concessionária construir e operar o Automated People Mover (APM), trem que conectará os terminais do aeroporto à Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
“Esse instrumento vai possibilitar que parte da outorga que a concessionária do aeroporto pagaria à União seja usada na obra do People Mover, uma obra muito aguardada pela população”, destacou o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
De acordo com o Ministério da Infraestrutura, estão previstos R$ 271,7 milhões de investimentos no novo transporte, que busca solucionar um problema antigo: a deficiência no acesso do público aos terminais de passageiros de Guarulhos. A previsão é que as obras comecem em janeiro e durem 24 meses.
A conexão entre os terminais terá 2,7 quilômetros em via elevada, com capacidade de 2 mil passageiros por hora em cada direção. O percurso completo será de seis minutos e os veículos contarão com ar-condicionado, wifi e painéis de informações conectado ao aeroporto.
“Esse é o maior aeroporto do Brasil e a iniciativa do Governo Federal permitirá maior fluidez no acesso dos passageiros aos terminais e à rede metroferroviária paulistana, proporcionando rapidez e facilidade nos deslocamentos tanto das pessoas que usam o aeroporto quanto dos funcionários que atuam nele”, destaca Roberta Marchesi, Diretora Executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).
Leia mais:
People Mover: Governo Federal viabiliza ligação ferroviária ao Aeroporto de Guarulhos