O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas será ampliado em 5,5 quilômetros, com a extensão da Linha 1, que liga Lapa a Pirajá, até a região de Águas Claras e Cajazeiras. A Linha, atualmente com 12 quilômetros, passará a contar com 10 estações, duas a mais. O edital da licitação do chamado Tramo 3 foi lançado neste sábado (13), pelo Governo da Bahia.
O Tramo 3 será implantado pelo lado esquerdo da rodovia BR-324, no sentido Salvador – Feira de Santana, tendo início no KM-622, em Pirajá, e final no KM-616, próximo ao viaduto de Águas Claras. O governo estadual desenvolveu estudos para integrar o Tramo 3 aos novos projetos de transporte que estão sendo previstos ou executados pelo Estado, como os Sistemas BRT das Avenidas 29 de Março e Gal Costa, e o VLT da região do Subúrbio Ferroviário, bem como a futura Estação Rodoviária de Salvador, que também será construída em Águas Claras.
Na avaliação do governador, o Estado vem executando uma série de obras em Salvador que possibilitarão à capital baiana ter a melhor mobilidade urbana do país. Com a construção do Tramo 3, Rui afirma que um parcela expressiva da população vai ganhar em qualidade de vida. “Quem chegar à cidade, seja de ônibus ou de avião, terá o metrô na porta para escolher a que ponto da cidade deseja ir. Isso é algo singular, eu diria quase único, com esse grau de integração no Brasil”.
Intervenções
As intervenções no Tramo 3 incluem duas estações – Campinas de Pirajá e Águas Claras/Cajazeiras – e um terminal de integração em Águas Claras. As duas passarelas de pedestres, localizadas nas proximidades da loja Makro e em Campinas, passarão por reforma e adequação; e mais duas novas, em Campinas e Águas Claras, serão construídas para atender à demanda que será criada com o metrô.
Além destas intervenções, estão previstas obras de melhorias nas adjacências do Tramo 3, a exemplo da ampliação do ramo esquerdo do trevo de Campinas; implantação do sistema de drenagem ao longo da linha do metrô; urbanização e paisagismo, tanto ao longo da linha quanto na via marginal, nas estações e no terminal de integração.
Todas as etapas da obra serão realizadas de forma a impactar o mínimo possível o tráfego da região, por isso a execução será planejada detalhadamente. A metodologia de intervenção para construção do trecho será submetida à analise e aprovação da concessionária Via Bahia, empresa que gerencia a rodovia BR-324, durante o desenvolvimento do projeto básico.