Governo do Estado da Bahia lança edital do Tramo 3, que levará o metrô até Cajazeiras

Neste sábado (10), o Governo do Estado, por meio da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) o aviso de licitação para a extensão da Linha 1 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas até a região de Cajazeiras/Águas Claras, através do denominado Tramo 3.

De acordo com a publicação, a partir da próxima terça-feira (13), o edital para participação da seleção estará disponível no site da CTB e na sede do órgão, no bairro da Calçada. A previsão é que o vencedor da licitação seja conhecido no dia 14 de dezembro, em sessão pública realizada na CTB.

O trecho a ser licitado parte de Pirajá, tem cerca de 5 quilômetros e prevê a construção de duas estações metroviárias, sendo uma Estação Campinas, localizada nas imediações de Campinas de Pirajá e da Brasilgás, e a outra Estação Águas Claras/Cajazeiras. O Tramo 3 será implantado pelo lado esquerdo da Rodovia BR-324, no sentido Salvador – Feira de Santana, tendo início no KM-622, em Pirajá, e final no KM-616, próximo ao viaduto de Águas Claras.

Também estão previstas obras de melhorias nas adjacências, a exemplo da ampliação do ramo esquerdo do trevo de Campinas, implantação do sistema de drenagem ao longo da linha do metrô, urbanização e paisagismo ao longo da linha e na via marginal, estações e terminal de integração.

A extensão da Linha 1 faz parte do planejamento global e estratégico para a Região Metropolitana de Salvador (RMS) e se alinha a outros importantes projetos de mobilidade em andamento do Governo do Estado, como a Avenida 29 de Março, em implantação, e o novo complexo de integração intermodal a ser implantado entre a BR 324 e a Via Regional, com a nova Estação Rodoviária Intermunicipal.

Composto por duas linhas, com extensão de quase 33 quilômetros, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas transporta diariamente 350 mil passageiros. Com as extensões do Tramo 3 da Linha 1 e o Tramo 2 da Linha 2, do Aeroporto até Lauro de Freitas, o sistema chegará a 42 quilômetros.

10/11/2018 – Governo do Estado da Bahia