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Maior operação do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) no Brasil viabilizará a extensão da linha de Vila Prudente à Penha; cerca de 5 mil empregos serão gerados

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) e o CAF – banco de desenvolvimento da América Latina assinam nesta quinta-feira (15), em Brasília, o contrato de US$ 550 milhões para a expansão da Linha 2-Verde do Metrô. Trata-se do maior financiamento já realizado pelo CAF no Brasil.

Participaram da solenidade o secretário da Fazenda e Planejamento, Felipe Salto, o representante do CAF no Brasil, Jaime Holguín, a procuradora da Fazenda Nacional, Ana Lúcia Gatto, e o presidente do Metrô, Silvani Pereira.

“A assinatura do contrato com o CAF coroa o processo de vultuosos investimentos do Estado de São Paulo. Os mais de três mil empregos já produzidos nas obras, até aqui, e os que ainda virão, além dos benefícios da obra em si para os usuários do transporte metroferroviário, mostram que a prioridade em investimentos de infraestrutura é uma estratégia acertada”, ressalta Salto.

“Ao obter financiamentos para irrigar obras como esta, sobretudo com organizações centrais, a exemplo do CAF, São Paulo cria novas bases para seguir crescendo e atraindo investimentos e empregos de boa qualidade”, completa o secretário da Fazenda.

“A parceria com o Estado de São Paulo é de longa data e de múltiplos projetos de rodovias, saneamento e mobilidade urbana. Hoje é um dia importante para esta aliança, ao assinarmos o maior empréstimo do CAF no Brasil, voltado ao financiamento de obras estratégicas de infraestrutura do Metrô de São Paulo, melhorando a qualidade de vida da população da área metropolitana”, afirmou Jaime Holguín.

O prazo total do empréstimo é de 23 anos, incluindo período de carência de seis anos. A contrapartida do Estado é de US$ 137,5 milhões. As obras estão em plena execução: já foram aplicados R$ 1,85 bilhão em recursos próprios do Estado, sendo R$ 635,7 milhões só em 2022.

O financiamento do CAF abarca infraestrutura, material rodante e gestão de projeto. Já o investimento total na expansão é de R$ 8,6 bilhões. Cerca de 3,5 mil empregos diretos foram gerados até o momento, e a previsão é de chegar em 5 mil no pico da obra.

A extensão da Linha-2 Verde visa atender a crescente demanda enfrentada pelo sistema de transporte da Região Metropolitana de São Paulo, além de aumentar a oferta e os níveis de mobilidade, conectividade, segurança e conforto do transporte público de massa além de reduzir a emissão dos gases de efeito estufa.

Atualmente, a Linha 2-Verde opera no trecho de Vila Madalena à Vila Prudente. A extensão da Vila Prudente à Penha, projeto inserido no programa de expansão da malha metroviária e modernização de material rodante do Estado de São Paulo, contará com 8,4 km, oito estações, um estacionamento para trens e atenderá a Zona Leste, uma das regiões mais densamente povoadas da cidade de São Paulo. Já está em andamento a aquisição de 22 novos trens para atender o novo trecho.

Quanto ao número de passageiros, atualmente a Linha 2 transporta 800 mil passageiros/dia útil; quando o novo trecho entrar em operação, em 2026, deverá atender quase 1,5 milhão de passageiros/dia útil. Fará interligação com as linhas 3-Vermelha do Metrô e 11-Coral da CPTM, redistribuindo o fluxo de passageiros dessas linhas e tornando as viagens mais confortáveis e rápidas.

Com a expansão e integrações previstas, conforme estudos realizados pelo Metrô, o tempo médio das viagens será reduzido em cerca de 25 minutos para os usuários do novo trecho, com potencial para reduzir, ainda, em cerca de 30% a quantidade de ônibus que circulam na região.

16/09/2022 – Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo

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