Governo de SP cria comissão especial de licitação para concorrência destinada à compra de 44 novos trens para linhas do Metrô

26/02/2024 – Diário do Transporte

A Unidade de Coordenação do Programa de Investimentos nos Transportes Metropolitanos de São Paulo, da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado (STM), designou os membros que integrarão a Comissão Especial de Licitação com a função de receber, examinar e julgar os documentos e procedimentos relativos à Concorrência Pública Internacional STM n° 001/2023 e Metrô nº 10015590.

As concorrências definirão a compra de 44 novos trens metroviários (6 carros cada), para as linhas 2-verde, 1-azul e 3-vermelha.

A relação dos nomes foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024. A Comissão tem indicados do Metrô de SP, da STM e da Sociedade Civil:

Pelo Metrô – Luis Alberto Ferreira Diaz, Leandro Kojima e Fernando Serafim, todos membros titulares, cabendo ao primeiro a coordenação dos trabalhos como Presidente da Comissão e Rodrigo Rasga Mariano Pereira como suplente na ausência de qualquer um dos três.

Pela STM – Eliane de Cristo, Luciana Albuquerque Oliveira e Larissa de Lima Souza Pinto, todos membros titulares e Jayni Pereira da Silva e Marcia Neumann Cypriano como suplentes na ausência de qualquer um dos três.

Pela Sociedade Civil – Através do ofício nº 001-2024 CRCSP-DEX, foram indicados os contadores Valmir Leôncio da Silva (1SP136061/O-0) e Marcia de Souza Montanholi (1SP202363/O-5), em resposta ao Ofício UCP 211/2023.

Em dezembro de 2023 a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) anunciou a abertura do edital de licitação para o fornecimento de 44 novos trens destinados ao aprimoramento do sistema metroviário da capital paulista.

A concorrência pública internacional se iniciou no dia 21 de dezembro de 2023 e tem como prazo final para envio de propostas o dia 20 de março (90 dias após a publicação do edital).

O valor para aquisição das composições – R$3,605 bilhões – foi obtido pelo Governo do Estado junto a financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no âmbito do Credenciamento Finame (CFI), e também com aporte do próprio Governo.

A empresa com menor preço será a vencedora da licitação e deverá apresentar o primeiro trem após 21 meses, com uma entrega de um trem por mês até o prazo de entrega da última composição, em 58 meses. Em seis oportunidades, serão fornecidos dois trens ao mês, no período de 24 a 48 meses.

De acordo com nota do Governo de São Paulo, a aquisição de 44 novos trens do Metrô contribuirá para aumentar a capacidade de transporte, reduzindo o tempo de espera e proporcionando um fluxo mais fluido de passageiros.

“Os novos trens serão equipados com tecnologia de última geração, garantindo eficiência energética, segurança e conforto aos passageiros. Os novos trens visam atender à crescente demanda por transporte coletivo, proporcionando uma experiência mais confortável e moderna aos usuários do Metrô. Além disso, o projeto prioriza a acessibilidade, com vagões adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, promovendo a inclusão e a igualdade de acesso aos serviços de transporte público”.