O Governador João Doria e o Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, anunciaram nesta segunda-feira (27), o início das obras de construção da estação Jardim Colonial, da Linha 15-Prata. Será a 11ª do monotrilho, que liga Vila Prudente ao extremo leste da capital paulista.
“A Somague Engenharia começa hoje a obra, com prazo de até dois anos para a entrega. Nós já temos dez estações concluídas e estamos evoluindo de forma acelerada para a implantação das novas estações da Linha 15-Prata. Com a conclusão desta estação, estaremos com 410 mil pessoas sendo atendidas regularmente”, disse o Governador.
Durante discurso, Doria aproveitou para anunciar a retomada das obras da Linha 6-Laranja, que liga São Joaquim até a Brasilândia, e da Linha 17-Ouro, que leva o monotrilho até o Aeroporto de Congonhas. As duas obras serão em regime de concessão e parcerias.
Com a implantação da estação Jardim Colonial, que ficará na região do Iguatemi, a Linha 15-Prata terá seu trecho prioritário concluído, chegando a 14,6 km de extensão e 11 estações, desde a Vila Prudente, passando pelos bairros São Lucas, Sapopemba e São Mateus. A meta é concluir as obras em 2021, reduzindo o tempo de viagem da região do Iguatemi até o Centro em mais de 40%, passando de 74 para 40 minutos.
“Ampliar a Linha 15-Prata até o Jardim Colonial é essencial para darmos mais mobilidade e qualidade de vida para a população do extremo leste de São Paulo. Quem vive aqui vai economizar até 1h10 por dia para ir e voltar do centro. É mais tempo livre para a família, para o lazer, para uma vida melhor”, enfatizou Baldy.
A linha já permite integração à Linha 2-Verde, do Metrô, e a terminais de ônibus na Estação Vila Prudente. Também será possível a conexão aos terminais Sapopemba, da SPTrans, e São Mateus, do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus/Jabaquara), gerenciado pela EMTU/SP.
A Somague Engenharia começará os trabalhos com a limpeza das áreas, manejo arbóreo, montagem do canteiro e realização de terraplenagem. A estação será construída no canteiro central da Avenida Ragueb Chohfi, no entroncamento com o final da Avenida Aricanduva. Seguindo o padrão arquitetônico das demais paradas da Linha 15-Prata, a Jardim Colonial ficará elevada a cerca de 20 metros do nível da rua, de forma a interferir o mínimo possível no viário.
A plataforma de embarque e desembarque será central, com portas automáticas de segurança. Um nível abaixo de onde chegam os trens do monotrilho estará a área de bloqueios, bilheterias e banheiros públicos acessíveis. Os dois acessos de passageiros serão implantados nas laterais da avenida.
Para atender a demanda estimada de 41 mil passageiros por dia, a estação terá 4.585 m² de área construída, totalmente acessível, com piso tátil, quatro elevadores e nove escadas rolantes, além de quatro escadas fixas. Também serão implantados dois bicicletários, com mais de 180 vagas.
Paralelamente a essa construção, o Metrô mantém trabalhos para a conclusão de quatro novas estações da Linha 15-Prata, que precedem a Jardim Colonial: Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. As obras, que estão com mais de 90% dos trabalhos concluídos, foram retomadas em abril deste ano, após o abandono pela empreiteira responsável pela execução, resultando na realização de uma nova licitação e contratação. A meta é concluir essas quatro estações até o final deste ano, abrindo um novo trecho operacional de 5 km.
O investimento total é de R$ 5,3 bilhões na construção de todo este trecho da Linha 15-Prata, compreendendo 15,3 km de vias (14,6 km operacionais e 0,7 km de acesso ao pátio de manutenção), instalação de sistemas e compra de trens.
Linha 15-Prata
Com tecnologia de monotrilho, a Linha 15-Prata iniciou sua operação em agosto de 2014, entre as estações Vila Prudente e Oratório, com 2,3 km de extensão. Em abril de 2018, foram entregues mais 5,5 quilômetros de trilhos, com as estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União. Desde janeiro deste ano, essas estações funcionam em horário integral, das 4h40 até meia-noite, de domingo a sexta, e até 1h, na madrugada de sábado para domingo. Atualmente, a linha tem 7,8 km de extensão operacional e 6 estações atendendo aos passageiros.
27/05/2019 – Metrô SP