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O Governo do Estado de São Paulo publicou no último sábado, 29 de maio de 2021, homologação do Consórcio ViaMobilidade Linhas 8 e 9, como vencedor do processo licitatório de concessão das ligações pelos próximos 30 anos.

O consórcio, formado pela CCR e Ruas Invest, ofertou o valor de R$ 980 milhões na disputa em que superou as concorrentes com a maior outorga oferecida.

A CCR com a RuasInvest já opera a linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo (ViaQuatro) e a linha 5-Lilás (ViaMobilidade), cuja concessão também envolve o monotrilho da linha 17-Ouro da zona Sul da Capital Paulista, que ainda está em construção. O monotrilhos deveria estar pronto antes da Copa do Mundo de 2014.

De acordo com o CEO da CCR, Marco Cauduro, o intuito é criar sinergias com a operação das linhas 4 e 5 de metrô e futuramente com a linha 17 de monotrilho.

Agora o vencedor tem um prazo de 30 dias corridos para assinar a documentação, e a previsão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos é que em janeiro de 2022, a administração de fato passe a ser da iniciativa privada, conforme disse Alexandre Baldy ao Diário do Transporte.

Foram quatro propostas. Em todos os consórcios houve a participação de operadores de ônibus

Consórcio ViaMobilidade 8 e 9 – Formado pela CCR (líder) e Ruas Invest (ônibus da capital paulista): R$ 980 milhões

Consórcio MobTrens: Grupo Comporte (família Constantino, ônibus) – líder, Consbem Construções e CAF: R$ 787,7 milhões

Consórcio Integração Iberica Holdding S.A (líder) e Metra (dos Trólebus e Ônibus do ABC): R$ 519,5 milhões

Consórcio Itapemirim/Encalso: Grupo Itapemirim (ônibus é o principal negócio) – líder Encalso Construções: R$ 400 milhões

31/05/2021 – Diário do Transporte

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