O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira, 17 de junho de 2021, que a cidade de Rio Grande da Serra, no ABC Paulista, terá uma nova estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Em reunião com o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, com a deputada estadual Carla Morando e com o prefeito de Rio Grande da Serra, Claudio Manoel Melo (Claudinho da Geladeira), o vice-governador, Rodrigo Garcia, disse que o Estado vai licitar o projeto executivo para depois abrir uma concorrência para as obras.
“Nós vamos buscar um projeto executivo para esta nova estação e, assim que ele tiver pronto, o secretário Baldy está autorizado a licitar pela CPTM essa obra que vai mudar a história de Rio Grande” – disse
Não foram anunciados, entretanto, prazos para a entrega da estação que integra a linha 10-Turquesa.
Garcia disse que a estação terá interligação com um terminal de ônibus que será construído no âmbito do projeto.
“A atual passagem de nível atrapalha muito a cidade e essa notícia agora de que o governo vai fazer essa mudança é um alívio muito grande. Há 57 anos sonha com esse projeto” – disse a deputada Carla Morando.
A estimativa inicial é que a obra custe em torno de R$ 47 milhões.
Em 11 de fevereiro de 2021, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, visitou a cidade e, na ocasião, prometeu a retomada e a conclusão das obras do terminal de ônibus de Rio Grande da Serra e o fim das cancelas de passagem de nível da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Segundo Baldy, na nota, o terminal vai contar com recursos do Estado e será finalizado ainda na gestão.
“O terminal tem recursos do Governo do Estado, vamos retomar e concluir. Mais de 80% dos moradores utilizam transporte público. É muito importante que a gente solucione a questão e acabe com as cancelas que prejudicam tanto o município. Vamos resolver tudo com a parceria da prefeitura, da deputada Carla e a orientação do governador João Doria”,
De acordo com a deputada, as obras estavam paralisadas.
Rio Grande da Serra é servida pelas linhas municipais operadas pela Viação Talismã e intermunicipais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) prestadas pelas empresas Rigras (pertencente à Suzantur) e Viação Ribeirão Pires (Grupo Baltazar José de Sousa).
A estrutura deve ligar os dois lados de Rio Grande da Serra e permitir a integração destas linhas de ônibus com a linha 10-Turquesa da CPTM.
17/06/2021 – Diário do Transporte