Um termo aditivo publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (6), acrescentou R$ 4.960.416,00 no valor da obra do tramo 3 do metrô da Salvador. A quantia equivale a 1,168% do total do contrato da intervenção, que está orçada em R$ 429.636.417,95.
O consórcio responsável pela construção do equipamento é formado pelas construtoras Camargo Côrrea Infra (CC Infra), Transformadores e Serviços de Energia das Américas (Tsea) e Engenharia Projeto Consultoria (EPC), que foram declaradas vencedoras da licitação em 2019.
Além disso, na mesma edição do DOE, foi publicada a prorrogação do prazo de execução das obras por mais 14 meses. O texto diz ainda que foi “acrescido de 90 (noventa) dias, para viabilizar o encerramento administrativo do Contrato, passando a vigorar até 31 de dezembro de 2022 para execução do objeto e até 31 de março de 2023 para a vigência final do contrato”.
Em nota enviada ao Bahia Notícias, a Companhia de Transportes da Bahia (CTB) informou que o acréscimo no orçamento “é resultante de investimentos adicionais na compatibilização e harmonização das cotas da estação metroviária com a Nova Rodoviária de Salvador, a cargo da Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado da Bahia (Seinfra), no que se refere aos níveis inferior, mezanino da Estação Metroviária e nível da plataforma de embarque e desembarque dos trens”.
Já em relação ao prazo, a CTB explica que a prorrogação “é referente apenas ao prazo contratual por mais 14 meses, até 31/12/2022, no intuito de atender o cronograma que vem sendo informando, o qual prevê a conclusão das obras civis até Águas Claras e das estações metroviárias de Campinas e Águas Claras em setembro de 2022 para início dos testes e comissionamentos, visando uma primeira viagem”.
O tramo 3 contempla mais de cinco quilômetros de extensão e prevê a construção de duas estações metroviárias, sendo uma Estação Campinas, localizada nas imediações de Campinas de Pirajá e da Brasilgás, e a outra Estação Águas Claras/Cajazeiras.
10/11/2021 – Bahia Notícias