A empresa francesa Faiveley Transport foi subcontratada no final de abril pela Mitsubishi Heavy Industries para o fornecimento de portas de plataforma destinadas a futura Linha 6 – Laranja do metrô de São Paulo.
De acordo com a nota oficial, o grupo será responsável em desenvolver estudos, design, fabricação, entrega e instalação das portas para 30 plataformas, que juntas somam 3960 metros de fachada para prevenir acidentes com os passageiros e assegurar viagens de trem mais seguras.
Algumas subsidiárias do grupo estão envolvidas no processo: a engenharia ficará a cargo da planta de Saint Pierre des Corps (França) e a fabricação acontecerá em Xangai (China), com o apoio da fábrica de Hong Kong. O gerenciamento do projeto, interface do cliente, instalação, teste e comissionamento acontecerá em São Paulo, capital.
Todas as portas de plataforma deverão ser entregues até 2020. A Linha 6 – Laranja é uma PPP, que vai da estação São Joaquim (Linha 1 – Azul) até Brasilândia, com 15,3 km de extensão e 15 estações. O estudo de demanda estima 630 mil usuários/dia.
A construção, operação e manutenção da Linha 6 – Laranja está sob responsabilidade da concessionária Move São Paulo.