Foi inaugurada nesta semana em Perus, na zona Oeste de São Paulo, uma fábrica de anéis de concreto compostos por aduelas para atender as obras de construção da Linha 6-Laranja do Metrô entre Brasilândia e São Joaquim, iniciadas em setembro. Construída em oito meses por mais de 300 operários, a fábrica está localizada em uma área de 40 mil m² em uma pedreira, o que facilita a produção de peças de concreto com a matéria prima disponível no próprio local.
A localização da unidade também otimiza o tempo de transporte dos materiais, que poderão ser levados pelo Rodoanel, Rodovia dos Bandeirantes e Marginal Tietê.
A fábrica tem capacidade para produzir 15 anéis por dia, sendo que cada um tem 10,2 metros de diâmetro externo, 9,4 metros de diâmetro interno e 1,8 metro de largura. Serão utilizadas 7,3 mil aduelas de 60 toneladas cada para a produção dos anéis de concreto.
O sistema metroviário orçado em R$ 9,6 bilhões terá 15,3 km de trilhos subterrâneos entre as estações Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Sesc Pompéia, Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida, Angélica/Pacaembu, Higienópolis/Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim.
O empreendimento, executado pela Concessionária Move São Paulo por meio de Parceria Público-Privada (PPP), foi iniciado pela Estação Freguesia do Ó, que terá 11.560 m² de área construída e quatro andares subterrâneos.