Estreia mundial: trens de hidrogênio da Alstom entram em serviço para passageiros na Baixa Saxinônia

Foi uma estreia mundial celebrada pela Alstom, uma das maiores fabricantes ferroviárias da Europa, pelo Ministro da Economia e Transportes da Baixa Saxônia, pelo Ministério Federal dos Transportes e as autoridades de transporte da Landesnahverkehrsgesellschaft Niedersachsen (LNVG) e Eisenbahnen und Verkehrsbetriebe Elbe-Weser (EVB) em Bremervörde, no domingo, 16 de setembro. Diante de convidados e membros da imprensa da Alemanha e do exterior, o primeiro trem movido à célula de hidrogênio do mundo entrou na estação.

O Coradia iLint, construído pela Alstom em Salzgitter, Alemanha, está equipado com células de combustível que convertem hidrogênio e oxigênio em eletricidade, eliminando as emissões poluentes relacionadas à propulsão. A partir de 17 de setembro, dois desses trens entrarão em serviço comercial seguindo um cronograma fixo na Baixa Saxônia.

Por enquanto, os usuários da rede Elbe-Weser, da EVB, podem esperar pela primeira viagem mundial a bordo dos trens de baixo ruído e emissão zero que alcançam até 140 km/h. Pela LNVG, os trens Coradia iLint serão operados em quase 100 quilômetros de linha entre Cuxhaven, Bremerhaven, Bremervörde e Buxtehude, substituindo a frota de diesel existente da EVB. Os novos trens serão abastecidos em uma estação móvel de abastecimento de hidrogênio, que será bombeado em estado gasoso para dentro dos trens a partir de um contêiner de aço de 40 pés de altura próximo aos trilhos da estação de Bremervörde. Com um tanque, eles podem percorrer toda a rede durante todo o dia, graças a uma autonomia total de 1000 km. Um posto de gasolina estacionário nas instalações da EVB está programado para entrar em operação em 2021, quando a Alstom entregará mais 14 trens Coradia iLint para a LNVG.

“Isso é uma revolução para a Alstom e para o futuro da mobilidade. O primeiro trem movido a célula de hidrogênio do mundo está entrando em serviço de passageiros e está pronto para a produção em série,” destaca Henri Poupart-Lafarge, Chairman e CEO da Alstom. “O Coradia iLint anuncia uma nova era no transporte ferroviário livre de emissões. É uma inovação que resulta do trabalho da equipe franco-alemã e exemplifica a cooperação bem-sucedida entre os países”.

O Dr. Bernd Althusmann, Ministro da Economia e Transportes da Baixa Saxônia, cujo departamento apoiou a compra de outros 14 trens de hidrogênio pela LNVG, no valor de mais de 81 milhões de euros, está impressionado: “Com a operação de teste a partir de hoje, a Baixa Saxônia está realizando um trabalho pioneiro real no transporte local em cooperação com a Alstom e a EVB. A tecnologia de acionamento livre de emissões do Coradia iLint oferece uma alternativa climaticamente amigável para os trens a diesel convencionais, particularmente em linhas não eletrificadas,” ele explica. “Ao provar com sucesso a operacionalidade da tecnologia de célula de combustível no serviço diário, definiremos o curso para que o transporte ferroviário seja operado em grande escala de forma climaticamente amigável e sem emissões de carbono no futuro. O governo do estado da Baixa Saxônia tem orgulho de colocar este projeto inovador nos trilhos junto com a LNVG”.

O governo federal tem apoiado ativamente o desenvolvimento e testes da nova tecnologia de acionamento na Baixa Saxônia, fornecendo fundos do Programa Nacional de Inovação para Tecnologia de Hidrogênio e Células de Combustível.

Enak Ferlemann, Comissário do Governo Federal para o Transporte Ferroviário e Secretário de Estado Parlamentar do Ministério Federal dos Transportes e Infraestrutura Digital, coloca em poucas palavras: “Uma estreia mundial na Alemanha. Estamos colocando o primeiro trem de passageiros com tecnologia de célula de combustível nos trilhos. Este é um forte sinal da mobilidade do futuro. O hidrogênio é uma verdadeira alternativa de baixa emissão e eficiente ao diesel. Esses trens podem ser operados de forma limpa e ecologicamente correta, especialmente em linhas secundárias, onde as linhas aéreas não são econômicas ou ainda não estão disponíveis.” Ele adiciona: “Portanto, apoiamos e financiamos essa tecnologia para expandi-la”.

Para a Diretora da LNVG, Carmen Schwabl, cuja autoridade organiza o transporte ferroviário de passageiros entre o Mar do Norte e as montanhas Harz e paga uma compensação anual de cerca de 300 milhões de euros para as companhias ferroviárias, a entrada na tecnologia de células de combustível também é uma decisão estratégica. Ela vê a LNVG em um papel pioneiro nacional: “Com os dois trens Coradia iLint e com o uso de outros 14 trens de hidrogênio a partir do final de 2021, somos a primeira autoridade de transporte ferroviário de passageiros a substituir os veículos a diesel existentes por veículos livres de emissões, contribuindo mais para o cumprimento de metas de proteção do clima”. A diretora executiva da LNVG olha mais adiante: “Também fazemos isso porque cerca de 120 trens a diesel em nosso pool de veículos atingirão o fim de sua vida útil nos próximos 30 anos, o que significa que teremos que substituí-los. A experiência adquirida com este projeto nos ajuda a encontrar uma solução prática e sustentável”.

Com cerca de 2 milhões de passageiros ferroviários e cerca de 4 milhões de passageiros de ônibus por ano, a EVB figura entre as maiores provedoras de mobilidade no triângulo Elbe-Weser. A tradicional empresa, que possui uma história de mais de 100 anos e cerca de 550 funcionários, está ansiosa pelo “trem do futuro”. O Dr. Marcel Frank, Diretor Executivo da EVB, enfatiza: “É um grande marco que usaremos o primeiro trem movido a hidrogênio do mundo em nossa rede Elbe-Weser em serviço de passageiros entre Cuxhaven, Bremerhaven, Bremervörde e Buxtehude, não apenas para a região e para nós, mas também para transporte ferroviário de passageiros no mundo todo. Para a EVB, esta é a entrada para a mobilidade livre de emissões”.

17/09/2018 – Alstom

 

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