Estreia mundial: 14 Coradia iLint inicia serviço de passageiros na primeira rota 100% operada com hidrogênio

• Alstom contribui para a rede ferroviária mais verde do mundo
• Trens sem emissões de CO2 em serviço apenas 4 anos após o início das operações de ensaio
• Demonstra a capacidade da Alstom de trabalhar em estreita colaboração com os clientes e trazer inovação rapidamente ao mercado

A Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável, tem o orgulho de anunciar que o primeiro trem a hidrogênio do mundo, o Coradia iLint, alcançou outro marco histórico hoje em Bremervörde, na Baixa Saxônia, na Alemanha. Ele agora é usado na rota de trem 100% a hidrogênio de estreia mundial, em operação de passageiros. Este trem regional só emite vapor e água condensada enquanto opera com um baixo nível de ruído. Os 14 veículos com propulsão a célula de combustível pertencem à Landesnahverkehrsgesellschaft Niedersachsen (LNVG). A LNVG já havia começado a procurar alternativas aos trens a diesel em 2012 e, portanto, forneceu impulso para o desenvolvimento dos trens na Alemanha. Outros parceiros do projeto para esta estreia mundial são a empresa ferroviária e de transporte Elbe-Weser (evb) e a empresa de gás e engenharia Linde.

“A mobilidade livre de emissões é um dos objetivos mais importantes para garantir um futuro sustentável e a Alstom tem uma clara ambição de se tornar líder mundial em sistemas de propulsão alternativos para ferrovias. O primeiro trem de hidrogênio do mundo, o Coradia iLint, demonstra nosso claro compromisso com a mobilidade verde combinada com tecnologia de ponta. Estamos muito orgulhosos de trazer essa tecnologia para a operação em série como parte de uma estreia mundial, juntamente com nossos grandes parceiros”, diz Henri Poupart-Lafarge, CEO e Presidente do Conselho da Alstom.

Na rota entre Cuxhaven, Bremerhaven, Bremervörde e Buxtehude, 14 trens regionais da Alstom movidos a hidrogênio serão operados pela evb em nome da LNVG, substituindo gradualmente 15 trens a diesel. Serão abastecidos diariamente, 24 horas por dia, no posto de abastecimento de hidrogénio da Linde. Graças a um alcance de 1.000 quilômetros, as unidades múltiplas da Alstom do modelo Coradia iLint, que são livres de emissões em operação, podem funcionar durante todo o dia com apenas um tanque de hidrogênio na rede evb. Em setembro de 2018, houve um teste bem-sucedido de quase dois anos com dois trens de pré-série.
Apesar de inúmeros projetos de eletrificação em vários países, uma parte significativa da rede ferroviária da Europa permanecerá não eletrificada a longo prazo. Em muitos países, o número de trens a diesel em circulação ainda é alto, com mais de 4.000 carros na Alemanha, por exemplo.

A Alstom tem atualmente quatro contratos para trens regionais movidos a célula de combustível de hidrogênio. Dois estão na Alemanha, o primeiro para 14 trens Coradia iLint na região da Baixa Saxônia e o segundo para 27 trens Coradia iLint na área metropolitana de Frankfurt. O terceiro contrato vem da Itália, onde a Alstom está construindo 6 trens de hidrogênio Coradia Stream na região da Lombardia – com a opção de mais 8, enquanto o quarto está na França para 12 trens de hidrogênio polivalentes Coradia compartilhados em quatro regiões francesas diferentes. Além disso, o Coradia iLint foi testado com sucesso na Áustria, Holanda, Polônia e Suécia, para citar alguns.

24/08/2022 – Alstom