Estrada de Ferro Sorocabana completa 145 anos; entidade projeta nova ferrovia

A Estrada de Ferro Sorocabana, importante para o desenvolvimento econômico do interior paulista a partir da segunda metade do século 19 e uma das cinco ferrovias que originaram a Fepasa (Ferrovia Paulista S.A.), completa 145 anos de inauguração nesta sexta-feira (10).

Às 14h da mesma data, em 1875, o primeiro trem estacionou oficialmente na plataforma da estação em Sorocaba, lotado de convidados e políticos. Foi a primeira viagem de uma história que surgiu a partir do interesse do empresário Luiz Matheus Maylasky de criar uma companhia ferroviária para exportar a produção de algodão da região de Sorocaba.

De acordo com a prefeitura, o objetivo era ligar a ferrovia à estrada entre Itu e Jundiaí, que passaria por municípios como Itapetininga, Botucatu e Mairinque, até chegar a São Paulo.

A Sorocabana apresentou forte crescimento nas suas primeiras cinco décadas, quando a linha-tronco (a principal) chegou a Presidente Epitácio –município que hoje, por rodovia, fica a 556 quilômetros de distância de Sorocaba.

Apenas 17 anos após ser criada, por exemplo, ela assumiu a Ytuana, que enfrentava dificuldades financeiras. Mas sua história, como a da maioria das companhias ferroviárias paulistas, foi marcada por mudanças em seu controle acionário.

Em 1903, passou a pertencer ao governo federal que, dois anos depois, foi vendida ao governo de São Paulo. O estado, por sua vez, arrendou-a por 12 anos, até reassumir o controle, em 1919.

Em 1971, ela e outras quatro companhias ferroviárias –que também estavam sob controle do governo– foram unificadas na Fepasa. As outras foram a Estrada de Ferro Araraquara, Companhia Paulista de Estradas de Ferro, Companhia Mogiana de Estradas de Ferro e São Paulo-Minas.

PROJETO

Embora não transporte passageiros desde 1999, o movimento ferroviário é forte em Sorocaba, que por meio da Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária desenvolve um projeto de restauração de locomotivas e carros de passageiros para a implantação do Trem dos Operários, que percorrerá o trecho entre Sorocaba e Votorantim.

Em junho, foram transportados 280 dormentes de madeira, doados pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para a manutenção da via permanente da chamada Estrada de Ferro Elétrica Votorantim.

O acervo da entidade atualmente é composto por 5 locomotivas (2 diesel, 2 elétricas e 1 diesel-mecânica), 10 carros de passageiros e 3 vagões de carga. Tem, ainda, convênio com a prefeitura para operar a fazer a manutenção de uma locomotiva a vapor (maria-fumaça).

Desses, estão em condições de operar hoje 2 locomotivas e 1 carro de passageiros. Os demais necessitam de restauro.

A Prefeitura de Sorocaba tem divulgado em suas redes sociais vídeos de uma série intitulada Tour Virtual Cult, em que narra detalhes sobre a ferrovia, em alusão à celebração de seus 145 anos.

10/07/2020 – Folha de S.Paulo / Blog Sobre Trilhos