Estrada de Ferro Carajás completa 40 anos com recorde de transporte de passageiros

Com cerca de 900 km de extensão, ferrovia administrada pela Vale se consolida como importante modal de transporte na Amazônia Legal

28/02/2025 – Vale

A Estrada de Ferro Carajás (EFC) completa 40 anos nesta sexta-feira (28) com um volume recorde de transporte de passageiros. Em 2024, o Trem de Passageiros da EFC alcançou 423 mil usuários, um recorde desde a sua inauguração, em 1985. No ano passado, a ferrovia transportou ainda 176,47 milhões de toneladas de minério de ferro, 10,9 milhões de toneladas de grãos, 1,7 milhão de toneladas de combustível e mais de 1 milhão de toneladas de cobre e carvão.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), atualmente, há apenas duas linhas de trens de passageiros regulares no país: a EFC e a Estrada de Ferro Vitória a Minas. Esta última conecta Minas Gerais ao Espírito Santo. Ambas são operadas pela Vale.

Com quase 900 quilômetros de extensão, a EFC interliga os estados do Pará e Maranhão, percorrendo 27 municípios, de Parauapebas (PA) a São Luís (MA). Segundo o Diretor de Operações da EFC, João Silva Júnior, ao celebrar 40 anos, a ferrovia reforça sua contribuição para o desenvolvimento da Amazônia Legal. “A ferrovia Carajás representa integração para comunidades inteiras e, também, crescimento sustentável e inovação tecnológica na nossa região”, destaca.

A EFC começou a ser construída em 1982 para transportar minério de ferro da mina de Carajás, no Pará, até o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão. O trem de carga começou a operar em 1985 e o de passageiros, em 1986, consolidando a ferrovia como importante modal de transporte na região.

Investimento em novas tecnologias garante maior segurança e eficiência

Atualmente, a EFC é classificada pela ANTT como a ferrovia mais segura do Brasil. Para alcançar esses resultados, o uso de novas tecnologias, incluindo a adoção de inteligência artificial, está presente no dia a dia da operação ferroviária, como na prevenção de falhas em trilhos e na manutenção de rodeiros dos vagões, bem como na redução de riscos em passagens em nível.

O monitoramento da linha férrea é feito pelo Centro de Controle de Operações (CCO), uma instalação de alta tecnologia que funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana, e permite à Vale e gerenciar, em tempo real, a circulação de cerca de 60 trens por dia.
O investimento em tecnologia também alcança o compromisso com a sustentabilidade ambiental, incluindo estratégias para a descarbonização da ferrovia.

Conexão e diálogo com as comunidades vizinhas

Além de desempenhar um papel vital no crescimento econômico da região, sendo corredor logístico para o escoamento de minério de ferro e cargas, a EFC contribui para o desenvolvimento dos municípios por onde ela passa, como o apoio que a Vale dá a quase 100 comunidades, com foco em áreas como educação, saúde e fortalecimento do associativismo, entre outras. A empresa também ajuda no fortalecimento das políticas públicas na região a partir de projetos como “Trilhos da Alfabetização” e “Ciclo Saúde Proteção Social”, realizados pela Fundação Vale em parceria com outras instituições.
Esse diálogo permanente com as comunidades é essencial para garantir o convívio seguro com a ferrovia.

Saiba mais sobre a EFC:

● Maior trem de transporte de minério de ferro do mundo, com 330 vagões.
● Extensão: 1000 km
● Capacidade atual de transporte de carga: 240 milhões de toneladas por ano (8x superior à inicial).
● Trem de Passageiros: média de 1.300 pessoas por viagem.