Após a conclusão de obras de revitalização e inclusão de itens de acessibilidade plena, a Estação Deodoro foi entregue aos passageiros, nesta quarta-feira (20/07), pelo secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, e pelo presidente da SuperVia, José Carlos Prober. A estação permite a integração entre quatro ramais do sistema ferroviário, sendo três deles fundamentais para o atendimento ao público dos Jogos Rio 2016: Deodoro, Santa Cruz e Japeri.
Esta é a quinta entrega do pacote de obras olímpicas da SuperVia, que teve investimento total de R$ 250 milhões. Os passageiros das estações Vila Militar, Engenho de Dentro, Ricardo de Albuquerque e Magalhães Bastos já podem usufruir das mudanças implementadas. A Estação São Cristóvão será última deste processo a ser entregue.
– Deodoro é mais uma estação que teve a capacidade de transporte de passageiros ampliada após a reforma e essas melhorias vão ficar de legado para os usuários dos trens. A próxima a ser entregue será São Cristóvão, estação olímpica de maior capacidade e uma referência para o sistema, como é a Central do Brasil, concluindo, assim, o pacote de estações estratégicas para os Jogos Olímpicos – ressaltou Rodrigo Vieira.
As obras de melhorias contemplaram a ampliação e reordenação do mezanino, com a construção de nova bilheteria e espaços para lojas comerciais; aplicação de isolante térmico na cobertura da estação para amenizar a temperatura do local; instalação de telhas com transparência priorizando a luminosidade natural e modernização da iluminação, substituindo as lâmpadas convencionais por LED.
Para adequar a estação aos padrões internacionais de acessibilidade foram instalados seis elevadores e seis escadas rolantes que fazem ligação entre o mezanino e as plataformas, piso tátil e banheiros adaptados para uso de deficientes físicos. Nos banheiros feminino e masculino, foram instalados fraldários retráteis.
– A estação Deodoro permite que milhares de passageiros façam, todos os dias, integração com os ramais Deodoro, Santa Cruz e Japeri, além de Belford Roxo, por meio da linha Honório Gurgel-Deodoro. Agora os usuários têm à disposição uma estação com oferta de serviços diversos, iluminação revitalizada e mezanino com mais espaço para comportar a quantidade crescente de pessoas que experimentam o trem e encontram nele uma opção mais rápida e eficiente de transporte – explicou José Carlos Prober, presidente da SuperVia.
A previsão da concessionária é que no período dos Jogos sejam ofertados 3 milhões de lugares nos trens, diariamente, em cerca de 1.600 viagens. Além das seis estações olímpicas, as estações Central do Brasil, Maracanã e Madureira – reformadas e com acessibilidade plena – também serão fundamentais para o atendimento ao público durante o evento.
Atendimento durante os jogos
Estações Maracanã e São Cristóvão
Estádio Maracanã/Maracanãzinho
Estação Olímpica de Engenho de Dentro
Estádio Olímpico João Havelange/Engenhão
Estações Deodoro e Madureira
Integração entre ramais
Estações Vila Militar e Magalhães Bastos
Complexo de Deodoro (Estádio de Deodoro, Arena da Juventude, Centro Aquático, Centro Olímpico de Hipismo, Centro Olímpico de Tiro, Centro Olímpico de Hóquei)
Estação Ricardo de Albuquerque
Complexo de Deodoro (Parque Radical)
Fotos Henrique Freire