As estações e trens do MetrôRio, empresa do grupo Invepar, passarão a contar com novo serviço de sanitização realizado pela dedetizadora Insetisan. A ação foi iniciada nesta quinta-feira, 26, como reforço às medidas preventivas já adotadas pela concessionária para contenção da disseminação do coronavírus. A operação do MetrôRio segue normal nas três linhas para atender à população carioca que precisa utilizar o transporte público, que é um serviço essencial.
Além da nova ação de sanitização, a concessionária vem adotando diversas medidas de acordo com as determinações das autoridades de Saúde e de Transporte, tanto na operação quanto na limpeza, visando oferecer um ambiente mais seguro para passageiros e colaboradores.
A sanitização será realizada de forma concomitante com as ações de rotina de limpeza que já acontecem nos intervalos da operação e também com o novo protocolo de higienização adotado pelo MetrôRio, que conta com funcionários limpando durante a operação as estruturas de uso comum nos trens, plataformas e estações, como assentos, baluartes, piso, teto, portas e janelas, equipamentos de autoatendimento e bancos, com o álcool em gel.
Entenda o processo
Técnicos da dedetizadora realizarão o serviço em estações das linhas 1, 2 e 4 e nas composições estacionadas nelas. Será utilizado um equipamento nebulizador, que espalha micropartículas do produto composto por quaternário de amônia, através de uma névoa. A técnica ajuda a aumentar o alcance de cobertura do produto. A ação será realizada diariamente de madrugada nos trens devido ao tempo de descanso que deve acontecer após a aplicação do produto e também para entregar trens esterilizados no início de cada operação. Nas estações também serão realizadas ações durante a operação de rotina, usando uma versão sem odor do produto.
O produto quaternário de amônia é utilizado pela Insetisan desde 2011, quando o país enfrentou a epidemia do H1N1. Ele ataca e mata bactérias e vírus após aplicação, desinfetando as superfícies onde foi utilizado. A Insetisan costuma usá-lo ainda em residências para tratar de mofos e bactérias, promovendo melhora nas condições respiratórias. O componente é usado também no hospital estadual Azevedo Lima, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, com foco na eliminação de vírus.
Reforço nas equipes de limpeza
O quadro de funcionários também foi reforçado com a contratação de 50 novos profissionais de limpeza que irão integrar a equipe já existente de 210 auxiliares de serviços gerais (postos de trabalho), o que representa um aumento de 24% no número de equipes de limpeza.
Além dessas ações de limpeza, o MetrôRio também fez ajustes na operação, como o fechamento de 49 acessos com menor movimento. Nas estações afetadas, os clientes podem continuar usando as outras entradas existentes, e aqueles com alguma dificuldade de locomoção continuam contando com infraestrutura de acessibilidade nos acessos que permanecem abertos.
Apoio das Forças Armadas
Também nesta quinta-feira, dia 26, o MetrôRio realizou serviço de desinfecção nas estações Estácio e Central. A iniciativa está sendo feita em parceria com o Comando Militar do Leste. Em Estácio, a ação foi realizada em uma das composições, com desinfecção em todas as estruturas, como piso, teto, portas, janelas, baluartes e bancos. Já na Central, o trabalho é realizado no mezanino da estação e na plataforma, que são áreas usadas pelos passageiros para embarcar nos trens. A Comlurb também efetuou serviço de desinfecção em estações do MetrôRio ao longo da semana. Órgãos de todas as esferas de governo estão unindo forças e estratégias na luta contra o coronavírus.
27/03/2020 – MetrôRio