Em sua 18ª edição, o Festival Internacional da Novadança vai movimentar, durante cinco dias, as estações do Metrô de Brasília. O evento se divide entre os estilos da Dança Contemporânea, da Novadança e da Dança Burlesca.
É um projeto de comunicação e intercâmbio, formação de opinião e de aperfeiçoamento para dançarinos, coreógrafos, diretores e profissionais de dança. Durante os últimos anos este projeto está criando uma rede de comunicação entre profissionais brasileiros e estrangeiros, permitindo a reflexão, o desenvolvimento de pesquisas e o aprimoramento de trabalhos.
O Festival foi criado por Giovane Aguiar, em 1996, que logo se tornou o diretor geral do evento. São 20 anos de pesquisa continuada. “Ao logo de todos estes anos, o evento tem proporcionado ao público brasiliense apreciar espetáculos de altíssima qualidade e aos profissionais da dança a oportunidade de aperfeiçoamento de seus trabalhos”, conta Giovane Aguiar.
Ao longo destes anos passaram pelos seus palcos os artistas David Zambrano, o espanhol Jordi Cortes Molina, o francês Jeróme Bel, a japonesa Hisako Horikawa, a holandesa Angélika Oei os norte-americanos Howard Sonenklar, Mark Tompkins, Katie Duck, Daniel Lepkoff, Lisa Nelson, Alito Alessi, Katie Duck e Karen Nelson, os brasileiros Tica Lemos, Cristina Moura, Cristian Duarte, as companhias Benvida Cia de Dança, a ASQ Cia de Dança, Basirah, Wlap e o Balangandança entre outros.
O Festival distribuiu mais de três mil bolsas de estudos a dançarinos, coreógrafos e interessados que participaram dos cursos. Cerca de 60 mil pessoas assistiram às apresentações. Além disso, foi pioneiro na difusão e no incentivo da produção da linguagem de filme conhecida mundialmente como Videodança no Brasil.
Serviço
Programação no Metrô:
15 de fevereiro
10h às 13h – Mostra de Vídeo para Celular – (Estações do Metro 108 Sul)
16 de fevereiro
10h às 13h – Mostra de Vídeo para Celular – (Estações do Metro Guará)
17 de fevereiro (quarta)
10h às 13h – Mostra de Vídeo para Celular – (Estações do Metro Águas Claras)
12h – Performance com Valdemar Piauí (Estações do Metro Águas Claras)
18 de fevereiro (quinta)
10h às 13h – Mostra de Vídeo para Celular – (Estações do Metro Ceilândia Centro)
19 de fevereiro (sexta)
10h às 13h – Mostra de Vídeo para Celular – (Estações do Metro Furnas)
Mais informações sobre o Festival Internacional da Novadança podem ser acessadas no site: festivalnovadanca.blogspot.com