A RGE concluiu, na madrugada desta sexta-feira (19), a substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED na Estação Canoas da Trensurb. Na tarde de hoje, o diretor-presidente da empresa metroviária, David Borille, acompanhado por gestores da estatal, vistoriou a estação e conferiu o resultado do trabalho. Também estiveram presentes representantes da RGE, incluindo o engenheiro Cristian Sippel, gerente de projeto responsável pela ação.
A troca dos equipamentos de iluminação é uma das ações previstas num protocolo de intenções, firmado em agosto de 2018, entre Trensurb e RGE, que gerou um termo para cooperação técnica entre as empresas. O objetivo é a implementação de projetos de eficiência energética para as estações da Trensurb, de acordo com os requisitos do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Nesse primeiro momento, a substituição de lâmpadas está prevista para ocorrer também nas estações Niterói, Fátima, Mathias Velho, São Luís e Sapucaia – todas dentro da área de concessão da RGE, totalizando 3,7 mil lâmpadas. O prazo previsto para a conclusão dos trabalhos em todas as seis estações é até o final de outubro. Além da substituição das lâmpadas por outras mais econômicas e eficientes, o projeto também prevê a implantação de ferramentas e aplicativos de gestão e de controle da iluminação das estações, permitindo informações em tempo real, bem como a possibilidade de comando remoto para acender e apagar as lâmpadas.
“É extremamente importante para a Trensurb essa parceria com a RGE”, afirma o diretor-presidente David Borille, que destaca, ainda, que o projeto “permite que se tenha um ganho de eficiência energética no sistema”. Borille também avalia a melhoria proporcionada à iluminação da Estação Canoas: “Verificamos que a potência luminosa praticamente triplicou e a despesa da empresa com energia de iluminação nessa estação deve ser reduzida pela metade”.
A estimativa inicial de economia proporcionada no consumo de energia elétrica de iluminação das seis estações contempladas é de cerca de 50%. A economia real será verificada posteriormente. Também haverá ganho no nível de iluminação em razão do melhor rendimento das lâmpadas LED em comparação às lâmpadas fluorescentes.
“Para nós da RGE é sempre importante fazer essas parcerias”, afirma o engenheiro Cristian Sippel. “Com esse projeto de eficiência, ajudamos a Trensurb a diminuir seus custos operacionais, além de melhorar e muito a qualidade de iluminação, proporcionando maior segurança para os usuários do sistema”, completa.
A iniciativa está inserida no PEE, programa instituído pela Aneel, que determina que as concessionárias de energia elétrica invistam parte de sua receita operacional líquida em projetos de eficiência energética. Dessa forma, os trabalhos são desenvolvidos com 100% de recursos oriundos da RGE, sem qualquer custo por parte da Trensurb. Segundo o diretor-presidente da empresa metroviária, após a conclusão dessa ação inicial, a Trensurb deve discutir com a RGE a ampliação do projeto para mais estações.
19/07/2019 – Trensurb