Estações da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo passam a informar tempo de chegada do próximo trem e nível de ocupação

Monitores nas plataformas de todas as 14 estações passam a disponibilizar informação que pode facilitar a viagem do passageiro

Desde o início desta quarta-feira (8), os passageiros da Linha 2-Verde podem ver uma novidade nas estações. Os monitores das plataformas agora mostram informações em tempo real sobre a chegada do próximo trem e seu nível de ocupação, trazendo mais conforto e facilidade.

Cada uma das 14 estações da Linha 2 conta, em média, com oito monitores nas plataformas que vão prestar esse serviço, informando em quantos segundos o trem seguinte deverá chegar e a ocupação dos seis carros – popularmente conhecidos como vagões – que o compõem.

As estações do trecho entre Vila Madalena e Ana Rosa contavam com a funcionalidade de forma parcial, em testes. Com a evolução das avaliações, foi possível inserir essa aplicação nas demais estações até Vila Prudente e colocá-la para funcionar integralmente em toda linha.

A disponibilização dessas informações foi possível através de uma solução desenvolvida pelo próprio Metrô, para processar e transmitir os dados gerados pelo sistema de sinalização e controle dos trens (sistema CBTC), chegando aos monitores das plataformas.

“Essa é mais uma das ações de modernização de nossa estrutura que estamos lançando para melhorar a experiência de utilização do Metrô. Nós incentivamos o desenvolvimento de inovações que podem trazer melhorias internas e para nossos passageiros”, afirma o Presidente do Metrô de São Paulo, Silvani Pereira.

O CBTC é um sistema de sinalização mais moderno, que já funciona na Linha 2 e vem sendo instalado nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha. Quando passar a operar nessas duas últimas linhas, será possível disponibilizar as informações do tempo de chegada do próximo trem e nível de ocupação nos monitores das estações.

08/12/2021 – Metrô de São Paulo