A estação Madureira ganhou novas cores neste domingo (31/01). Em apoio à campanha da SuperVia ‘Não Caminhe nos Trilhos’, artistas do projeto ‘Outdoor Social’, desenvolvido pela Minas de Ideias Comunicação Integrada, fez um graffiti em parte do muro desta estação, voltado para a Rua Carolina Machado. O desenho mostra um jovem atravessando, de forma extremamente perigosa e arriscada, a linha férrea e destaca a mensagem de alerta “Não caminhe nos Trilhos. Preserve sua vida”. O objetivo é conscientizar quem passa pelo local sobre os riscos da travessia indevida da linha férrea e auxiliar na redução do número de acidentes deste tipo. Os registros de atropelamentos e feridos por conta da falta de conscientização da população acerca deste tema triplicou desde o ano passado.
O desenho é assinado por artistas que integram o projeto ‘Outdoor Social’, criado em 2012. O projeto consiste em afixar propagandas em casas e comércios, localizados nas favelas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, gerando renda para os proprietários, além de criar vagas de empregos durante a sua execução. A SuperVia foi uma das empresas a anunciar nesses espaços.
Durante os meses de outubro e novembro do ano passado foram veiculadas peças publicitárias da campanha ‘Não Caminhe nos Trilhos’, buscando conscientizar cerca de 50 mil pessoas de comunidades da Zona Norte da cidade que se formaram em torno da via férrea. A ação também contou com anúncios em emissoras de TVs, rádios e na mídia impressa. A última divulgação da campanha, feita nas redes sociais da concessionária, se deu por meio de um vídeo com a participação de dançarinos do estilo do “passinho” que fazem parte do coletivo ‘Eu amo Baile Funk’.