O presidente da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), Handerson Cabral, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Gilvan Maximo, inauguraram nesta terça (27) o Wi-Fi Social na Estação Central do Metrô-DF, localizada na Rodoviária do Plano Piloto. A partir de hoje, a população do Distrito Federal que circula pela estação terá acesso gratuito à internet, inclusive para fazer ligações de vídeo. No mês de setembro, circularam na Central uma média de 8 mil usuários por dia – antes da pandemia, este número era de 21.832 mil/dia.

Este foi mais um passo para promover a inclusão digital dos brasilienses. “Receber esse projeto na Estação Central é mais uma prova de como o Governo do Distrito Federal trabalha de forma integrada, com muito relacionamento entre as Secretarias e as empresas, inclusive durante a pandemia”, afirmou Handerson Cabral, que aproveitou a oportunidade para parabenizar os metroviários pelo seu dia, celebrado na última segunda (26).

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Maximo, ressaltou os números do Programa Wi-Fi Social, que oferece conexão pública e gratuita à internet, beneficiando a população que não tem condições de pagar por um pacote de dados das operadoras. “Este ano, nós já tivemos 21 milhões de acessos e queremos chegar a 150 pontos fixos. Vamos fazer essa revolução tecnológica no Distrito Federal”, disse.

O programa Wi-fi Social foi lançado em 2019. É oferecido à população sem ônus ao Governo do Distrito Federal. Empresas credenciadas custeiam a instalação e manutenção de redes e, em contrapartida, podem explorar modalidades de publicidade digital quando os aparelhos se conectam às suas redes.

27/10/2020 – Metrô-DF