São Paulo, 22 de outubro de 2019. Os passageiros da Estação Capão Redondo passam a contar com mais conforto e acessibilidade após as obras de melhoria na estação, entregues hoje pelo Governo do Estado de São Paulo e pela ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô de São Paulo. A área de acesso foi ampliada em 63%, o que facilitará o fluxo dos quase 100 mil passageiros que utilizam a estação em dias úteis.
Os espaços internos e externos de acesso à estação foram revitalizados. A parte lateral, onde antes era uma escadaria, foi transformada em uma rampa de acessibilidade com ligação direta à área de bloqueios (catracas), facilitando o embarque e desembarque de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. O número de bloqueios passou de 11 para 15 unidades.
Para melhorar o fluxo de passageiros foi implantado um acesso exclusivo para o terminal de ônibus, com a instalação de um sistema de catracas (torniquetes) na parte externa da estação. Ainda como parte da adequação, houve um reposicionamento das máquinas de autoatendimento e recarga de bilhetes.
Desde setembro do ano passado, com a inauguração das estações Santa Cruz e Chácara Klabin, que fazem conexão com as linhas 1-Azul e 2-Verde do Metrô, a demanda na Linha Lilás subiu de 320 mil para 600 mil pessoas por dia. “As melhorias no acesso à estação Capão Redondo são de suma importância para os cidadãos da região, que terão maior conforto no embarque e no desembarque, em especial os passageiros com mobilidade reduzida. Além de terem sido concluídas antes do prazo estimado, as obras contaram com investimento exclusivo da iniciativa privada, o que comprova que o Governo de São Paulo está comprometido em oferecer conforto e segurança aos passageiros, com menores custos aos cofres públicos”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
Comunicação Visual – O projeto de readequação, feito pela concessionária ViaMobilidade, renovou também o layout na sinalização direcional. As placas contam com uma linguagem mais clara e objetiva, além de seguir o padrão de cor das novas estações da linha, oferecendo assim, uma orientação mais intuitiva. O objetivo é oferecer mais comodidade e facilidade aos passageiros.
“As melhorias na Estação Capão Redondo vão proporcionar maior fluidez no embarque e desembarque, especialmente em horários de grande movimentação. A nova configuração do acesso vai oferecer mais conforto aos nossos passageiros, principalmente quem tiver dificuldade de locomoção, que passa a contar com uma rampa de acesso à estação. Temos trabalhado diariamente para promover bem-estar, conforto e segurança aos passageiros”, explica Francisco Pierrini, diretor-presidente da ViaMobilidade.
24/10/2019 – ViaMobilidade