Ubuntu é o maior projeto do fotógrafo e aborda diferentes relações humanas em diversas partes do mundo
Em outubro, o fotógrafo André François leva a exposição Ubuntu para a Estação de Metrô Campo da Pólvora, em Salvador, de 4/10 a 3/11. Realizado pela ONG ImageMagica e ProAC, a mostra faz parte de um documentário fotográfico que busca sensibilizar as pessoas sobre a importância da saúde e da qualidade de vida por meio do cuidado e da conexão entre diferentes culturas ao redor do mundo. O projeto ainda conta com o patrocínio da Air Liquide e o apoio das empresas Astrazeneca e Pfizer.
Idealizada pelo fotógrafo, em parceria com a jornalista Paula Poleto, a exposição conta com retratos que trazem a reflexão sobre as relações humanas em diferentes culturas ao redor do mundo. O que une todo o projeto é a filosofia africana Ubuntu, que traz esse conceito de humanidade, pertencimento e comunidade. Ubuntu significa: “uma pessoa é uma pessoa através de outras pessoas”. Você é quem você é por causa da relação que tem com os outros ao seu redor. Ou simplesmente: eu sou porque nós somos.
Ao longo de 13 anos, o fotógrafo registrou inúmeras iniciativas positivas na educação e na saúde em comunidades de 15 países. Temas como acesso à água, o cuidado ao meio ambiente e os direitos humanos também fazem parte do projeto. Para alcançar tantas histórias, André e Paula visitaram diversos lugares ao redor do mundo, como as comunidades Yanomami, em Roraima, no Brasil, e os Inuits, em Nunavut, no Canadá, passando por Japão, China, Bolívia, Camboja, Estados Unidos e Haiti, até África do Sul, Lesoto, Moçambique, Quênia, Uganda, Ruanda e Burundi. No evento mais recente da pandemia da COVID-19, André foi mais uma vez a campo para registrar o importante trabalho das equipes de saúde com os pacientes brasileiros. Todos os temas abordados estão interligados e reforçam a importância das conexões humanas. “Essa exposição traz uma seleção de retratos feitos ao longo dessa experiência transformadora de aprendizado que é o Ubuntu. Ao olhar nos olhos das pessoas retratadas podemos, muitas vezes, nos ver refletidos ali, nas dores, nos desafios e na resiliência que nos une como seres humanos. Eu sou porque nós somos”, afirma André François.
A ação integra o Bora de Metrô, programa da CCR Metrô Bahia que apoia a arte e realiza eventos culturais e de entretenimento no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. “Ao promover este tipo de iniciativa nas instalações do Sistema Metroviário, reforçamos o compromisso de tornar ainda melhor a experiência do nosso cliente, além de fomentar o desenvolvimento de ações culturais e artísticas no nosso Estado”, explica André Costa, diretor da CCR Metrô Bahia.
ACESSIBILIDADE
As exposições também contarão com medidas de acessibilidade para pessoas com deficiência terem acesso ao conteúdo. No espaço terá disponível uma bancada que possui a imagem tátil de um dos retratos expostos, além do recurso de audiodescrição e libras de todas as imagens da exposição, que podem ser acessados via QRCode.
Sobre André François
André François é um fotógrafo brasileiro, empreendedor social, autor de 7 livros e que há mais de 30 anos realiza documentários fotográficos pelo Brasil e pelo mundo. Em 1995, fundou a ImageMagica, ONG que desenvolve projetos de impacto social em todo o país.
Desde 2006, André realiza um amplo registro fotográfico na área da saúde. Nos últimos 13 anos, registrou iniciativas positivas de colaboração nas áreas da educação, saúde e meio ambiente em mais de 15 países ao redor do planeta para seu mais recente trabalho: Ubuntu.
François é reconhecido e premiado por diversas organizações brasileiras e internacionais, como Conexões do Cuidar, reconhecido pelo Prêmio Empreendedor Social, organizado pelo jornal da Folha de São Paulo em conjunto com a Fundação Schwab, Coleção Pirelli-Masp, Fundação Conrado Wessel, Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS), Médicos Sem Fronteiras, entre outras.
Serviço:
Local: Estação de Metrô Campo da Pólvora (Nazaré)
De 04/10 a 03/11
Todos os dias, das 5h à 0h
Classificação Livre
03/10/2022 – CCR Metrô Bahia