A semana será agitada no Espaço Cultural da CPTM, localizada no mezanino da Estação Brás. Em comemoração ao Dia Internacional das Baleias, celebrado em 14 de fevereiro, o local ganhará um mural gigante, com 15 metros de largura, retratando uma baleia jubarte e seu filhote.
O artista plástico Erick Wilson assina a obra, que será executado entre terça e quinta-feira (23 a 25/02), das 8h às 18h. O público poderá conferir o trabalho dia após dia. O mural integra o projeto Gigantes do Mar, que tem o objetivo de pintar 80 painéis pelo país, retratando os animais marinhos em tamanho real.
Esta será a sétima obra realizada pelo projeto, que selecionou uma das estações mais antigas da capital paulista, por onde passam milhares de usuários diariamente. “O objetivo é sensibilizar as pessoas, através da arte, sobre a importância da preservação da vida marinha e dos oceanos”, conta Erick que criou o projeto em 2015. “Faço trabalhos marinhos no litoral e sempre quis pintar em São Paulo. Aqui temos a linguagem do grafite, e eu trago o oposto, um pouco de mar para a cidade”, brinca.
Em parceria com o projeto baiano “Baleia Jubarte”, cartilhas e panfletos informativos sobre os grandes mamíferos, abordando a importância da preservação da vida marinha serão distribuídos para os usuários durante a pintura da obra.
Na quinta-feira (25), às 18h, um espetáculo de dança sobre o nascimento das baleias marcará a conclusão do painel artístico. Aberta ao público, a performance da dançarina “Saphyra”, que é irmã do artista, mistura dança baiana e contemporânea.
Sobre o Gigantes do Mar
Em seu primeiro ano, o projeto executou seis murais. Na Bahia, as cidades de Alcobaça, Caravelas, Itacaré e Ilha de Itaparica foram selecionadas para receberem as obras. No Rio Grande do Norte, o artista realizou o trabalho em Parnamirim. Na capital paulista, ele pintou um enorme tubarão branco no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, localizado na Zona Norte.