Estação Bom Juá entra em operação dentro de 30 dias,afirma secretário estadual de Desenvolvimento Urbano Carlos Martins.De acordo com Martins, a próxima etapa será a entrega da estação Pirajá, em junho, completando os 12 km de metrô previstos no projeto inicial.
A estação Bom Juá do Metrô de Salvador será integrada à Linha 1 e entrará em operação assistida dentro de trinta dias. A informação foi dada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, em entrevista à rádio Excelsior AM, na manhã desta quarta-feira, 04. De acordo com Martins, a próxima etapa será a entrega da estação Pirajá, em junho, completando os 12 km de metrô previstos no projeto inicial. “O metrô vai mudar a rotina do povo de Salvador. Quando as duas linhas estiverem prontas teremos mais de 40 km de metrô”, disse Martins.
O secretário falou ainda sobre a construção do Complexo de Viário do Imbuí, que desafogou o tráfego na Avenida Paralela, e sobre a construção dos dois corredores estruturantes (avenidas Pinto de Aguiar/Gal Costa e Orlando Gomes/29 de Março) que vão ligar a orla atlântica à orla do Subúrbio Ferroviário. “Nós temos apenas na área de mobilidade urbana investimentos da ordem de R$ 8 bilhões na capital baiana, o que mostra a atenção que o Governo da Bahia”, afirmou
VLT do Subúrbio – Durante a entrevista, Martins também lembrou o projeto de transformação do trem do subúrbio em um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), sistema moderno e confortável utilizados em outras cidades do mundo e também do Brasil. “Nosso projeto já está pronto e, além da completa transformação do sistema, nós vamos ampliá-lo, levando da Calçada até a região do Terminal da França, no Comércio”, explicou.
Posteriormente, a linha deverá contar com uma ligação Comércio-Lapa, com o objetivo de integrar fisicamente o VLT e o metrô. O secretário afirmou que os recursos já estão garantidos e a licitação deverá ser lançada em breve. Ainda está em estudo de viabilidade econômica o projeto que vai levar o VLT às cidades da região metropolitana, como Camaçari, Candeias e Simões Filho.
Habitação – O lançamento da terceira fase do programa Minha Casa Minha Vida também foi lembrado pelo secretário, que afirmou que a Bahia é líder de contratação e entrega do programa, com 195 mil unidades habitacionais contratadas e 95 mil entregues. O secretário esteve com a presidente Dilma Rousseff na inauguração de um empreendimento em Feira de Santana e lembrou que a presidenta anunciou a construção de mais de 3 milhões de moradias em todo o país, principalmente para as famílias com renda de até R$ 1,5 mil. “Nós queremos continuar liderando o número de contratações porque não existe nada mais importante para uma família do que sua casa própria”, finalizou Martins.