Estação Ana Rosa do Metrô de São Paulo recebe exposição fotográfica e incubadora neonatal, alertando sobre prematuridade

A partir desta quarta-feira (17), quem passar pela estação Ana Rosa do Metrô, poderá ver uma exposição com 19 fotos e utensílios utilizados no dia a dia de bebês prematuros, além de ter acesso a uma incubadora neonatal que estará no local, junto a um enfermeiro que vai explicar as funções do equipamento, ajudando a conscientizar sobre as complicações do nascimento precoce e como evitá-lo.

A máquina vai estar na estação entre 11h e 14h da quarta-feira, enquanto a mostra fotográfica fica em cartaz até 17/12. As ações fazem parte da campanha “Bem-vind | Sua chega foi tão rápida que nem deu tempo de explicar”, do Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

As fotos foram todas realizadas no Centro de Tratamento Intensivo Neonatal do Hospital das Clínicas, buscando mostrar o prematuro, sua família e o cuidado prestado por uma equipe multiprofissional. Elas são de autoria de Suzana Guernieri Rossi, enfermeira coordenadora dos setores de Endoscopia, Centro Cirúrgico e Cirurgia Experimental do ICr-HCFMUSP há 16 anos, além de fotógrafa profissional.

A mostra também vai ter um QR Code, que levará ao site oficial da campanha, com informações sobre a exposição e a prematuridade.

O novembro Roxo é o mês de conscientização sobre a prematuridade que, de acordo com dados da Brasileira de Pediatria (SBP), acontece em cerca de 10% a 15% dos cerca de 3 milhões de nascimentos anuais que ocorrem no Brasil e é a segunda causa de morte mais recorrente em crianças nos primeiros cinco anos de vida, além da primeira causa de morte neonatal no país.

Mostra Fotográfica
Data: de 17/11 a 17/12/2021
Local: Estação Ana Rosa (linhas 1-Azul e 2-Verde)

16/11/2021 – Metrô de São Paulo