Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Iniciativa foi da leitora Katielle Borba. Acervo da biblioteca da Trensurb é ampliado exclusivamente por meio de doações.

O Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT) – a biblioteca da Trensurb – recebeu, na última semana, uma doação de 96 livros da leitora Katielle Borba. Ela entrou em contato por meio das redes sociais e informou seu interesse em realizar a doação. Em poucos dias, os livros passaram a estar disponíveis no acervo da biblioteca.

Natural de Porto Alegre, graduada em Ciências Contábeis pela CESUCA, Katielle trabalha atualmente na área administrativa de uma empresa. Os livros se fazem muito presentes em sua vida: “A leitura faz parte do meu dia a dia e é uma forma de relaxamento depois de um dia cheio. Ler é viciante”, afirma. Desde 2012, ela também mantém, no Instagram, um blog de leitura, Leitura Maravilhosa, onde compartilha seu amor pela literatura a partir de resenhas e comentários sobre lançamentos de novos livros.

Sobre a doação, Katielle afirma: “O que me motiva é mais pessoas terem acesso à leitura, já que o livro é algo bem caro e a maioria das pessoas não tem acesso”. A doadora declara ainda: “Leiam, não importa o que, só pratiquem esse hábito. Sempre que tiverem a oportunidade doem um livro”.

Gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres considera que “são muitas as dificuldades de se trabalhar pela democratização da leitura em um ‘país sem leitores’, no qual, segundo dados da Câmara Brasileira do Livro, apenas um terço da população alfabetizada possui o hábito de ler e aprecia a leitura”. Ele destaca porém que, “mesmo em meio ao desafiador cenário brasileiro, o EMLsT já conta com mais de 7 mil sócios, mais de 77 mil empréstimos ao longo de 14 anos de atividades e um acervo de mais de 9 mil livros, acervo esse construído na sua maioria com doações e parcerias”. Sobre a iniciativa de Katielle, Ayres afirma: “É um ato de muita generosidade e de visão coletiva recebermos essa doação com mais de 90 livros de excelente qualidade, tanto de variedade de gênero como a própria qualidade do material, novos e seminovos”.

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros – seguindo os protocolos de segurança necessários em função da Covid-19. Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta com 9 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis gratuitamente para os mais de 7 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.

18/04/2022 – Trensurb

 

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email