Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos da Trensurb recebe doação de livros de escritora

O Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT) – a biblioteca da Trensurb – recebeu, na última semana, uma doação de livros da poeta e escritora Cristina Macedo. Ela já participou de projetos culturais da Trensurb, como a Antologia Digital da Poesia Gaúcha, em 2020, recitando poesias de sua autoria, e o Leituras a Bordo, nova fase do projeto que destacou autores que foram marco na poesia gaúcha, declamando Lila Ripoll e Lara de Lemos.

Natural de Santa Maria, escritora, poeta, tradutora, graduada em Letras pela UFSM e mestre em Literaturas de Língua Portuguesa pela UFRGS, Cristina também é membro da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul e criadora do Sarau Literário Zona Sul. Em 2015, publicou seu livro solo de poesia do arrebatamento – uma das obras doadas, que a autora convida os associados do EMLsT e usuários da Trensurb a lerem.

Sobre a doação, Cristina afirma: “O verbo ‘doar’ por si só já é bonito, assim como o substantivo ‘doação’. Doar livros tem uma conotação imensa, porque é como se estivéssemos doando mundos, vivências, conhecimento, especialmente para bibliotecas públicas”. A escritora declara ainda: “Fico muito feliz. Aliás, quero contribuir mais para as bibliotecas da Trensurb. Todo o cidadão deve ter acesso à leitura para se transformar e consequentemente transformar o mundo”.

“A doação do livro da poeta incentiva e promove a leitura para todos, o que também estimula outros autores a realizarem doações para a biblioteca. E muitos já o fizeram, assim como leitores e usuários do metrô. Isso nos orgulha muito. A presença dos exemplares da Cristina em nosso acervo, além de qualificar nossa biblioteca, divulga essa arte ímpar que é a poesia gaúcha”, afirma o gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres.

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros – seguindo os protocolos de segurança necessários em função da Covid-19. Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta com 9 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis gratuitamente para os mais de 7 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.

08/11/2021 – Trensurb

 

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email