Equação para o Desenvolvimento Sustentável Global

O século XXI nos reserva um desafio considerável: montar uma equação que considere como variáveis o crescimento populacional nas médias e grandes cidades, o avanço tecnológico e a busca pelo desenvolvimento econômico vis-à-vis à piora na qualidade do ar, o aquecimento global e as mudanças climáticas. O resultado desta combinação é a busca incessante pela qualidade de vida nas cidades e nos centros urbanos.

Os centros urbanos são responsáveis por mais de dois terços da energia consumida em todo o mundo e cerca de 70% das emissões de CO2. Mais da metade da população mundial vive nas cidades. Estimativas recentes da Organização das Nações Unidas apontam que, até 2050, sete em cada dez pessoas viverão em zonas urbanas. E mais de 90% desse crescimento deve acontecer nos países em desenvolvimento.

A AEROMOVEL Brasil S.A. pratica o desenvolvimento sustentável e integra o conjunto de atores que reconhece a necessidade da realização de ações efetivas que permitam a ressignificação, o aperfeiçoamento e a inserção de novos sistemas, serviços e negócios alinhados com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas – ONU.

Reconhecer esforços e práticas sustentáveis ao redor do mundo é reforçar nossa acreditação de que o caminho para o desenvolvimento econômico, social e ambiental está totalmente relacionado ao uso racional de recursos, oportunizando um futuro equilibrado para as futuras gerações.

Aeromovel Brasil S.A.: Transformando o transporte público em sistemas de mobilidade automatizados, eletrificados, compartilhados, eficientes e sustentáveis, impactando na melhoria da qualidade de vida nas cidades.

Copenhague, na Dinamarca, foi sede do C40 World Mayors Summit, evento promovido pelo C40 CITIES. Realizado entre os dias 9 e 12 de outubro deste ano, o encontro permitiu a troca de experiências e compartilhou boas práticas implementadas por cidades ao redor do mundo.

A C40 World Mayors Summit 2019 reforçou a coalizão global das principais cidades, empresas e cidadãos que se uniram à ação climática radical e ambiciosa que nosso planeta precisa. Atualmente, o C40 conecta mais de 90 das maiores cidades do mundo, representando mais de 650 milhões de pessoas e um terço da economia mundial.

Criado e liderado por cidades, está focado em tratar a questão da mudança climática e promover ações urbanas que reduzam as emissões de gases do efeito estufa e os riscos climáticos, ao mesmo tempo que promovam o aumento das oportunidades de saúde, bem-estar e economia dos cidadãos urbanos. Cidade do México, Houston, Los Angeles, Boston, Chicago, São Francisco, Milão, Paris, Tóquio, Seoul, Londres, Lisboa, Montreal, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo são algumas das cidades que participam do C40.

A Cúpula mostrou exemplos de como as cidades já estão cumprindo seus arrojados compromissos e acelerou as soluções climáticas necessárias para um futuro sustentável, saudável, resiliente e inclusivo.

Principais compromissos assumidos no C40 World Mayors Summit 2019:

• Celebração de um novo pacto verde para fazer face à emergência climática, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa em setores como transportes, indústria, construção e tratamento de resíduos;
• 14 cidades, como Barcelona e Lima, acordaram aplicar, até 2030, um conjunto de políticas que estimulem uma dieta mais saudável e sustentável, reduzindo o desperdício e apostando em produtos orgânicos;
• 30 cidades defenderam que respirar ar puro é um direito, comprometendo-se a tomar uma posição para evitar as 40 mil mortes anuais que se têm registrado devido à poluição atmosférica;
• Implantação de sistemas de transportes com baixas emissões e incentivar o uso de bicicletas e combustíveis mais limpos;
• Criação de uma iniciativa global para os jovens, que permita a colaboração entre os líderes de movimentos climáticos de todo o mundo, com o objetivo de impulsionar o novo pacto verde global;
• Copenhagen, Oslo e Estocolmo acordaram para impulsionar regulamentações políticas para reduzir o uso de combustíveis fósseis no setor da construção;

Acesse https://c40summit2019.org/https://www.c40.org.

07/11/2019 – Aeromovel