A United States Trade and Development Agency (USTDA) publicou esta semana a chamada para o envio de propostas relacionadas aos estudos de videomonitoramento embarcado em trens de passageiros (GSM-R) para as operadoras brasileiras.
O estudo faz parte do acordo assinado entre a USTDA e a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).
O acordo fechado com a entidade brasileira é de aproximados R$ 2,2 milhões (US$ 650 mil), e visa estudar a viabilidade na área de comunicação operacional, enfocando a parte regulatória, técnica e tecnológica para a transmissão, em tempo real, das imagens dos trens de passageiros para os Centros de Controle Operacional (CCO), interligados com sistemas de segurança pública.
Tal tecnologia será implantada somente com a regulamentação do GSM-R, específico para ferrovias, ainda não implementado no país. Dentre outros aspectos, serão definidos a melhor frequência e tipo de sinal a ser utilizado (2G, 3G ou 4G).
A chamada foi publicada no dia 10 de setembro e o prazo para o envio das propostas é até o dia 29 de outubro de 2015.
A documentação pode ser acessada neste link: https://www.fbo.gov/index?s=opportunity&mode=form&id=940ef8cca349bb4d2c3cb0003930320c&tab=core&_cview=0