A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) deve contratar, entre o fim deste ano e o início de 2021, o projeto executivo de obras para levar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) até a Área Continental de São Vicente, no litoral de São Paulo. A informação veio após um ofício enviado pela deputada federal Rosana Valle (PSB).
O terceiro trecho do VLT terá 7,5 quilômetros de extensão e a previsão de execução é em 13 meses. O projeto levará o equipamento de Barreiros (área insular) até o Samaritá (área continental) e prevê quatro estações: Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e terminal Samaritá, além de três subestações de energia e um pátio de manobras.
A deputada pediu ao secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e ao presidente da EMTU, Marco Antônio Assalve, que aproveitassem a realização das obras de recuperação da Ponte dos Barreiros para reformar a ligação rodoviária, que passa ao lado, o que viabilizará a extensão do VLT até a Área Continental, beneficiando 150 mil moradores.
“Quando vi o anúncio da segunda fase do VLT, enviei um ofício falando sobre a importância de ser feito, de forma paralela, o projeto executivo do trecho Barreiros-Samaritá. Em resposta, o presidente da EMTU informou que está promovendo a atualização do estudo de impacto ambiental para protocolar ainda esse ano a solicitação da licença prévia junto à Cetesb para a terceira fase”.
Rosana explica que a extensão do VLT aproveitaria o traçado da antiga linha férrea, instalada ao lado da Ponte dos Barreiros na década de 1930. Por isso, como prevê o mínimo impacto ambiental e nenhuma desapropriação, seria possível trabalhar o novo projeto paralelamente à segunda fase.
“Senão, iria demorar muito tempo para contemplar os moradores da Área Continental. O objetivo [do ofício] era pedir para aproveitar a recuperação da ponte e já adiantar o projeto. A população já sofreu tanto com a interdição da Ponte dos Barreiros, queremos facilitar a vida das pessoas. Elas escutam a promessa do VLT há muito tempo”.
Rosana Valle lembrou que, em 2018, o então governador Geraldo Alckmin informou que laudos técnicos confirmaram que a estrutura ferroviária da Ponte dos Barreiros, que passa ao lado da rodoviária, poderia ser recuperada para garantir a passagem do VLT até a Área Continental de São Vicente. O Governo do Estado chegou a publicar edital de contratação desta etapa do VLT, orçada em R$ 2,3 milhões.
Em nota, a EMTU confirmou que para o trecho Barreiros – Samaritá do VLT há previsão de início da contratação dos projetos executivos para o primeiro semestre de 2021, contemplando os 7,5km de extensão, área do Pátio Samaritá e quatro estações de embarque/desembarque.
Após a conclusão do projeto, a empresa iniciará a licitação da obra, prevista para 2022 e início da implementação da 3 Fase do VLT, que chegará até a área continental de São Vicente.
14/07/2020 – G1 Santos