Operadores de máquinas e supervisores de manutenção participaram de curso de Reciclagem em Operação com Empilhadeira, realizado pelo SEST/SENAT – Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, durante o final de semana.
O curso, ministrado para 13 empregados da CBTU Maceió, foi gratuito. É um dos treinamentos obrigatórios, conforme prevê duas Normas Regulamentadoras (NRs), implantadas pelo Ministério do Trabalho, o qual apresenta um conjunto de 35 Normas Regulamentadoras, com procedimentos que as empresas devem cumprir relacionados à saúde e segurança nas rotinas de trabalho.
Essas normas devem ser seguidas por empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos de administração direta e indireta que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
As Normas Regulamentadoras 11 e 12 indicam como é a condução segura de máquinas e equipamentos, devendo os profissionais serem bem instruídos para operar máquinas como as empilhadeiras, visando a preservação da segurança nas rotinas laborais. As normas possuem recomendações que evitam acidentes de trabalho e fazem com que operadores consigam a melhor performance das máquinas.
Segundo o coordenador de Recursos Humanos, Sidinei Martins da Silva, esse tipo de treinamento é fundamental para a CBTU, porque “as implementações das NRs visam baixar o índice de acidentes nas empresas, haja vista que, segundo estatísticas, há no Brasil um elevado número de trabalhadores que se acidentam, inclusive, àqueles que perdem a vida em sua jornada de trabalho.”
08/11/2021 – CBTU Maceió