Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Evento contou com expressivo público presencialmente e on-line

Com o tema “200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil”, a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF) aconteceu de 13 a 16 de setembro, no Instituto de Engenharia, em São Paulo, e também no formato on-line. Promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), a STMF é reconhecida como um dos mais importantes congressos técnicos do setor de transporte metroferroviário do País. Durante a STMF também aconteceu a METROFERR Lounge Experience, onde as empresas patrocinadoras e apoiadoras expuseram seus produtos, serviços e soluções, através das Business Islands.

“Este ano, de volta a um espaço físico, tivemos nove workshops, 20 sessões ou painéis, três seminários, apresentação de 84 trabalhos técnicos, e seis estandes virtuais e nove físicos na METROFERR. Foram cerca de 80 palestrantes nacionais e internacionais que abrilhantaram a e deram ainda mais peso à 28ª edição da STMF. Sem dúvida, ela já pode ser considerada como o principal fórum de discussões e proposições do segmento de transporte sobre trilhos”, conta Sílvia Cristina Silva, presidente da AEAMESP.

Mais de 1,4 mil pessoas se inscreveram no evento, acompanharam os seminários, trabalhos técnicos e workshops 750 pessoas presencialmente e 2,8 mil de forma on-line, com expressiva participação de profissionais do Metrô de São Paulo, CPTM, Vale, MRS, associação e empresas do setor. Segundo ela, o evento também celebrou importantes patrocinadores. Este ano, dez empresas apoiaram a semana (BYD Skyrail, CAF, Egis, Frauscher, Linha Uni, Metrus, NT Expo, Systra, Thales e Tramontina), fora o apoio de mídia de importantes veículos que têm, em suas pautas, o setor metroferroviário.

A STMF reuniu presidentes, dirigentes e profissionais de empresas, como engenheiros, arquitetos, urbanistas e especialistas das áreas de planejamento e controle, projetos, infraestrutura e obras, logística, compras, planejamento estratégico, engenharia, tecnologia, manutenção, operação e especificação. Também participaram representantes de órgãos públicos, entidades de classe e de instituições não governamentais de representação autônoma.

No início do evento foi promovida a entrega do 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em parceria com a AEAMESP, que reconheceu, entre 84 trabalhos melhor classificados, os vencedores em três categorias: CATEGORIA 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; planejamento de transporte; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço; CATEGORIA 2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional; e CATEGORIA 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas.

A abertura oficial contou com as presenças de Sandra Holanda, Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR, Silvani Pereira, presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, Pedro Moro, presidente da CPTM, e Francisco Wakebe, presidente da EMTU, além de representantes de entidades e empresas do setor.

Um dos destaques dessa edição foi a realização da quinta edição da Sessão Internacional, do VI Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário e do 3º Seminário de Inovações Tecnológicas Aplicadas para a Melhoria dos Processos Ferroviários. Todos, com grande público, trouxeram o debate de importantes temas para o segmento.

Ao final do evento foi realizado o painel “Lições da 28ªSTMF com a visão de mais trilhos para o futuro do Brasil”, que teve a participação de Silvia Cristina (AEAMESP), Sebastian Kourt (ALAMYS), Vicente Abate (ABIFER), Renato de Souza Meirelles Neto (SIMEFRE), Eduardo Copello (CTB), Jean Pejo (ALAF), Paulo Ferreira (Instituto de Engenharia), Gustavo Bambini (MRS) e Francisco Pierrini (ViaQuatro e ViaMobilidade).
No encerramento do painel, Sílvia Cristina Silva, presidente da AEAMESP agradeceu a todos e comentou como a tecnologia tem mudado o setor e foi fundamental para o crescimento da Semana de Tecnologia em discussões e público. “Inovação e tecnologia são a tônica hoje e serão ainda mais no futuro em nosso setor. Nós, AEAMESP e apoiadores, não tivemos medo do desafio de fazer uma STMF sempre melhor.”

No seu discurso, que encerrou o evento, Isadora Chansky Cohen, secretária-executiva da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, afirmou que São Paulo vem fazendo a lição de casa no tocante ao aprimoramento do transporte sobre trilhos. “Temos parceiros que nos fazem seguir à frente nesse assunto para consolidar o histórico do Estado. O TIC sairá do papel, assim como outras medidas para que São Paulo tenha um plano metroferroviário robusto. Isso passa pelas pessoas, por mais parcerias, mais tecnologia e mais inovação”, afirmou.

Acompanhada de Saulo Pereira Vieira, coordenador de Planejamento e Gestão da da STM, Isadora fez uma apresentação com números históricos, projetos em andamento, futuros e projeções do governo para o setor de transporte sobre trilhos.

A STMF de 2032 já tem data definida: 12 a 15 de setembro. Todo o conteúdo da 28ª STMF estará disponível na plataforma do evento, no seguinte link https://semanadetecnologia.com.br/28semana/

16/09/2022 – AEAMESP

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email