Foi com o uso da tecnologia que a CPTM reduziu falhas nas linhas ferroviárias de passageiros do Estado de São Paulo. Segundo levantamento da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) divulgado hoje na NT EXPO, o número de falhas diminuiu consideravelmente de 2015 a 2017, aproximadamente 30%.
De acordo com o gerente geral de operações da CPTM, Wellington José Berganton, esta redução só foi possível graças à adoção de uma nova tecnologia de controle e monitoramento de operações, a videoconferência. “Desde 2015 realizamos videoconferências diárias com todos os setores da companhia, de no máximo uma hora cada, para avaliar como foram as operações do dia anterior e para discutir como melhorá-las ainda mais dali em diante. Dessa forma, conseguimos antecipar possíveis ocorrências em nossas vias e garantir que sejam solucionadas rapidamente”, afirma.
Em média, mais de 6 milhões de dados são processados por dia, por meio de sete bancos de dados exclusivos da companhia (somente o sistema responsável pelo Bilhete Único concentra cerca de 80% dessas informações). “Com essa estratégia, também tivemos um aumento de 27% no total de viagens realizadas, elevamos a regularidade do serviço de 94% para 96,85%, incrementamos a disponibilidade da frota em horários de pico de 90% para 98%, crescemos em 3,17% o número de passageiros transportados e melhoramos em 31% o tempo de resposta para a manutenção das vias e dos trens”, afirmou.