Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Edital do trecho que leva o VLT até o Centro de Santos é adiado

Obras estão previstas para início no primeiro semestre de 2019, ainda com prazo de 30 meses para a execução.

A sessão pública para entrega das propostas das empresas interessadas em fazer a obra da 2ª fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Baixada Santista, agendada para 13 de dezembro, foi adiada. De acordo com a Empresa Metropolitana de Transporte Urbanos (EMTU), o questionamentos das empresas interessadas gerou o atraso.

O investimento previsto é de R$ 280 milhões, com execução em 30 meses. A operação do VLT da Baixada Santista começou em abril de 2015. O Centro de Controle Operacional foi entregue em junho de 2016. O primeiro trecho do VLT, com 11,5 km de extensão, foi entregue à população no dia 31 de janeiro, ligando o Terminal Barreiros, em São Vicente, à Estação Porto, em Santos. O segundo trecho prevê ligar a estação da Conselheiro Nébias ao Valongo. Os dois trechos do VLT da Baixada Santista atenderão cerca de 70 mil passageiros por dia.

Em visita à Baixada Santista, o governador Márcio França (PSB) comentou a suspensão da licitação do segundo trecho. “Essa que foi suspensa era a extensão para o Centro, mas foi suspensa só por 30 dias. Muitas empresas entraram na concorrência. Elas brigaram por um preço mas, em fevereiro, abre novamente e deverá ser escolhida a empresa que fará a obra”, explica.

Márcio França ainda contou que o projeto que leva o VLT para as cidades mais ao litoral Sul de São Paulo foi antecipado. “Fizemos com que a sequência, que vai para a Área Continental de São Vicente, fosse antecipada. A Ponte dos Barreiros foi avaliada e vai passar por reforma para receber o trem. Os dois projetos [do Centro de Santos e Área Continental de São Vicente] podem ser tocados juntos”.

De acordo com a EMTU, as obras do 2º trecho estão previstas para início no primeiro semestre de 2019, ainda com prazo de 30 meses para a execução.

Histórico

A divulgação do edital estava marcada para ocorrer no dia 3 de maio de 2017, mas foi adiada duas vezes ‘em razão do grande número de pedidos de esclarecimento e impugnações recebidas’. Já a entrega das propostas estava marcada para o dia 28 de agosto e as obras tinham previsão de início até o fim do ano.

O TCE em face da representação apresentada pelas empresas Telar Engenharia e Spavias Engenharia, mandou suspender a sessão de entrega e abertura de envelopes das propostas no dia 23 de agosto.

Após as alterações técnicas introduzidas no edital, uma nova data para a publicação do documento e da sessão pública para recebimento dos invólucros da licitação foi marcada para fevereiro.

13/12/2018 – G1 Santos

 

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email